sábado, 30 de abril de 2011

Campanha lançada a funcionários poupa 28 mil euros aos cofres da autarquia

A campanha “Poupe pelo Menos Um Euro por Dia”, desafio lançado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aos seus funcionários, a 1 de Julho do ano passado, permitiu, em seis meses, uma poupança de 28 mil euros em consumos correntes. A despesa da autarquia nesta área desceu de 508 mil euros para 480 mil euros, se comparado o segundo semestre de 2009 com o mesmo período de 2010.

A maior poupança foi registada nas telecomunicações fixas, com menos 19 por cento, seguindo-se as cópias e impressões, com menos 15 por cento e as telecomunicações móveis, com menos 14 por cento. No entanto, registaram-se aumentos relevantes de despesas na factura do gás das escolas do 1º ciclo e jardins de infância que subiu 41 por cento e mais 11 por cento na água consumida nos edifícios camarários, ou seja, em dois museus, uma biblioteca e vários serviços municipais dispersos pelo centro histórico da cidade. Dois por cento foi quanto se poupou na factura eléctrica e quatro por cento nas restantes infra-estruturas camarárias.

A poupança nos consumos correntes que dependem dos 860 funcionários da autarquia e dos 197 professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, foi de 5,36 por cento. “A campanha teve um impacto modesto, mas positivo” - apontou o vereador das Finanças, Celestino Portela, em declarações ao “Público“.

Desligar os computadores antes de sair do trabalho, só ligar o ar condicionado quando necessário, imprimir em frente e verso, poupar nas comunicações fixas e móveis, controlar as descargas dos autoclismo são algumas das mensagens passadas pela campanha, através de cartazes afixados nas casas de banho da autarquia.

As contas serão agora analisadas internamente para averiguar se, por exemplo, houve alguma fuga de água num determinado mês em algum equipamento do município. “Uma coisa é certa a mensagem não chegou às escolas e aos jardins de infância. Teremos de analisar o que é necessário fazer no sentido de inverter esta situação, porque parece-me que é possível poupar mais” - diz o vereador.

Outra das facturas que aumentou, mas cuja explicação, segundo Celestino Portela, é evidente é a dos combustíveis. No segundo semestre de 2009 e no segundo semestre de 2010, a Câmara da Feira gastou sensivelmente o mesmo número de litros de combustível, mas a despesa subiu de 86,6 mil euros para 101 mil euros. “Este aumento deve-se exclusivamente ao aumento do preço do combustível” - sustenta o vereador.

@ 7sete

Sem comentários: