segunda-feira, 4 de abril de 2011

Famílias em dificuldades começam hoje a receber refeições gratuitas

As primeiras refeições da campanha Direito à Alimentação começam a ser distribuídas, nesta segunda-feira, em Santa Maria da Feira, Entroncamento e Lisboa. Os beneficiários são, prioritariamente, as famílias em dificuldades económicas com crianças, os idosos isolados e as pessoas dependentes.

A fase experimental da iniciativa, promovida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP,) arranca nestas três localidades para testar o modelo e acertar o seu funcionamento.

Em Santa Maria da Feira, o número de aderentes é já de 30, mas há mais estabelecimentos em lista de espera, disse ao PÚBLICO Fernanda Freitas, porta-voz da campanha.

Cada um dos restaurantes fornece cinco refeições por dia. No Entroncamento, são oito (20 por cento do total, realça Fernanda Freitas) os restaurantes que começam a distribuir refeições gratuitas a 10 famílias indicadas pela autarquia e pelas instituições de apoio social.

O caso de Lisboa é mais complexo e ao fim da tarde de domingo a AHRESP ainda não tinha informação disponível sobre o grau de adesão por parte do sector da restauração.

A porta-voz da associação sublinha que a amplitude da campanha irá aumentando até ao final da semana, pois está prevista a participação de mais estabelecimentos. “No final da semana estaremos a funcionar em velocidade de cruzeiro e dentro de três a quatro semanas faremos o balanço e avaliação do projecto-piloto”, disse. Em Maio, a campanha já deverá funcionar a nível nacional.

Sem comentários: