quinta-feira, 22 de março de 2012

Futuro da kiwicultura debatido em seminário

A Associação Portuguesa de Kiwicultores (APK) promove, dia 31 de março, pelas 10h00, o seminário “O Sucesso da Fileira do Kiwi e o Futuro”, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira.

A iniciativa conta com a participação de um painel de representantes dos principais retalhistas nacionais, do presidente da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal e de um produtor no ativo desde a introdução do kiwi em Portugal.
A kiwicultura chegou a Portugal há pouco mais de três décadas. Hoje é considerado um ramo da Agricultura de grande relevo em termos económicos, atingindo uma proporção de produção que ultrapassa já as realidades do consumo nacional.
Com este seminário, a APK pretende sensibilizar os agentes de distribuição para a necessidade de aumentar o consumo através de práticas comerciais isentais de quaisquer anomalias. Pretende ainda promover a comercialização externa, uma vez que o Kiwi Noroeste é considerado um dos melhores, se não o melhor, do mundo.
O seminário começa com a apresentação dos temas “Plano Estratégico da Sub-Fileira do Kiwi para o período de 2007-2013” e “Controlo de qualidade do kiwi no mercado português 2010-2012”, respetivamente por José Martino, gerente da Espaço Visual, e Carolina Fernandes, técnica da APK.
Pelas 11h00, terá início um painel, constituído por representantes dos principais retalhistas nacionais: Ana Luísa Teixeira, do grupo Jerónimo Martins SGPS; Nelson Pereira, da Sonae MC; Jacques Oliveira, do E. Leclerc de Santa Maria da Feira; Manuel Évora, da Portugal Fresh; e Manuel Torres, kiwicultor. Segue-se um espaço de debate.

Uma associação de fileira
A APK foi fundada em 2004 por uma equipa de técnicos e agricultores dedicados à kiwicultura, com o objetivo de tornar a Fileira do Kiwi numa das fileiras agrícolas mais modernas e organizadas de Portugal.
Sediada em Santa Maria da Feira, a APK conta atualmente com 188 associados (produtores, técnicos e associações de comercialização) e pretende que a produção de “Kiwi Noroeste” alcance uma posição de destaque, através do desenvolvimento de condições de produção e comercialização bem definidas, que garantam padrões de qualidade, com identidade reconhecida e com valor acrescentado para os produtores.

Plano de Promoção de Plantações de Kiwis
Recorde-se que, em Abril de 2010, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a APK avançaram com um Plano de Promoção de Plantações de Kiwis no Concelho, com o objetivo de promover e divulgar o sector, criar oportunidades de negócio e diminuir a taxa de desemprego e o abandono dos terrenos de cultivo. Antes da implementação do Plano, havia em Santa Maria da Feira 16 produtores, num total de 30 hectares. No seguimento desta pareceria, surgiram mais 18 produtores que plantaram 54,8 hectares, superando os objetivos propostos. Atualmente, o total da área plantada é de 84,8 hectares, mas existem cinco potenciais produtores que já manifestaram intenção de plantar mais 18,1 hectares no Concelho.

Sem comentários: