terça-feira, 13 de março de 2012

Semana Santa 2012


A organização das celebrações da Semana Santa em Santa Maria da Feira anuncia já a programação para a 15ª edição. A cargo do Grupo Gólgota, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia da cidade e apoiada pelo Município, com a Feira Viva na produção, assim como por outras forças vivas, ora a nível religioso ora a nível civil, preparam-se os momentos altos de 2012. As suas características próprias tornam a Semana Santa de Santa Maria da Feira um evento não só religioso como também cultural e social, dadas as suas peculiaridades que atraem à cidade inúmeras pessoas que vivem e participam nos eventos realizados.

Em 2012, as entidades organizadoras e produtoras voltam a inovar numa oferta diferenciadora e activa. Entre os conteúdos mais comuns e obrigatórios das celebrações e da recriação da última semana da Paixão de Jesus Cristo, somam-se à programação uma nova série de conteúdos culturais. 

Destaque especial para a inovação conferida à procissão dos Lírios ou do Encontro, que marca a viragem do momento do encontro dos andores, esta celebração terá lugar no dia 30 de Março, com início pelas 21:30h, seguindo-se da Capela de Campos até à Igreja Matriz. 

Outro dos pontos altos desta 15ª edição acontece com o espetáculo da Via-Sacra em Dança, no dia 31 de Março, no Cine Teatro António Lamoso, pelas 21:30h. Esta é uma das formas mais inovadoras de conferir às celebrações, através da Associação da Juventude Passionista, a dinâmica de uma perspetiva que pretende aproximar todas as gerações das recriações da semana da Paixão de Jesus. 

A 4 de Abril, pelas 21:30h, a Igreja dos Passionistas recebe um dos mais reputados coros de música Gospel do país. O St. Dominic's Gospel Choir vem a Santa Maria da Feira com as mais reputadas referências no panorama musical daquele género. Este coro já actuou com, Tó Cruz, Marco Paulo, Lúcia Moniz, Rui Drummount, Vanda Stuwart, Pedro Abrunhosa, Sara Tavares, Dzrt entre outros, além de já ter actuado nas mais emblemáticas salas de concertos e Igrejas de Portugal. 

A fechar a programação de 20 dias de celebrações estará no palco do António Lamoso o musical “Jesus Cristo Superstar”, protagonizado pela AMAR – Academia de Música e Arte de Rio Meão.

Sem comentários: