quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pela Força do Golpe Baixo

Há muito que decidi não entrar numa guerra que não é feirense, muito menos milheiroense. Aliás, todos sabemos que se trata de uma fantasia sanjoanense, que há muito anda a ensombrar algumas mentes.
Como tal, a linha editorial deste blogue não se prende com propósitos despropositados e sem nexo, desalinhados com os próprios propósitos legislativos em curso.
Há muito que ficou patente a vontade milheiroense, como a de qualquer freguesia, dar nas vistas para ser beneficiada. Legítimo e daí a posição há algum tempo tomada.
Quanto à perspectiva dos vizinhos, que historicamente até são oliveirenses, o caso é diferente e como tal não vou comentar... deixemos navegar o barco desgovernado, que quando o vento parar encontrarão um oceano demasiado vasto e sem destino orientado.

No entanto, não poderei deixar de referir a FRAUDE que decorre neste momento no Facebook. Onde um suposto grupo aberto pela integração de Milheirós de Poiares em SJM estará, supostamente, a fazer furor. Problema, os tais 2500 membros não passam de membros forçados, adicionados pela organização do movimento, sem que os próprios tenham exprimido vontade para tal. Assim aconteceu também comigo, que quando dei conta já era membro, sem expressar vontade para tal, com apenas uma pequena notificação que passará despercebida à generalidade. Obviamente que removi essa adesão. Até porque independentemente das minhas posições, NUNCA compactuarei com fraudes.
Por outro lado, curioso que uma página supostamente milheiroense tenha a sua quase totalidade de membros originários da freguesia ao lado, sim, SJM. 
Pois adiante, que contra fraudes não há argumentos.

Fica o alerta e o desafio... em vez de um grupo fraudulento, que venha uma página real (à semelhança da que ainda vive no Facebook para memória futura Contra a Suspensão do Imaginarius 2011, onde os quase 3000 membros aderiram por vontade própria e sem a intervenção alheia), em que os apoiantes sejam obrigados a clicar em "gosto" para fazerem parte da causa. Assim a aferição seria mais próxima do real e sem enviesamentos, que neste caso atingem a quase totalidade dos membros. Depois disso, faça-se uma leitura da origem e compreenda-se se a vontade vem da freguesia em si ou da vizinhança aparentemente bem mais interessada. Tenham juízo senhores!

Continuemos tranquilamente a construir o novo mapa do município, sem pressões externas de quem quer crescer à força, nem que para isso tenha recorrer a fraudes.

20 comentários:

Carlos Sousa SJM disse...

Foi necessário ler isto duas vezes… estava mesmo para não responder… alias para não entrar em provocações não dei aqui qualquer nota quando começaram a surgir noticias mais serias relativas a este processo relativo a Milheirós de Poiares.
Primeiro não devias mostrar por escrito a tua pobreza de espirito quando te referes a São João da Madeira. Ser sanjoanense significa primeiro lugar ser habitante da freguesia de São João da Madeira depois do concelho de São João da Madeira. Escrever historicamente até são oliveirenses é de um pobreza tão grande que até mete dó… podias ter escrito também… e antes de serem oliveirenses foram de terras de Santa Maria… mas íamos cair naquela história da evolução… não vale a pena mas a realidade é um reflexo disso.
Quanto ao que se passa no facebook, eu ainda não vi o que se passa nesse grupo… mas para estares aqui a dar nota não deve ser bonito, eu percebo o teu problema… não da para controlar, moderar o que la se escreve e quando o povo escreve…
Por em causa a validade desse grupo de discussão porque foi criado por A ou B é irrelevante… a forma como os membros foram adicionados ao grupo eu desconheço… mas aquilo não é campo de concentração quem quiser sair que saia… tu próprio já o fizeste, bem ou mal não sei… ou melhor até sei queres evitar o confronto de ideias num local onde não tens qualquer controlo…
Quanto ao desafio… paginas… blogs… facebook… não me faças rir… e que tal algo a sério com o povo a votar em urna… se queres ser um arauto da honestidade, da defesa do povo, contra o jogo de interesses devias era pugnar por isso… dessa forma todas as teorias acabavam.
Momentos liricos
“uma fantasia sanjoanense, que há muito anda a ensombrar algumas mentes” …não fiques assim bruno.

Bruno Costa disse...

Se fosse o "povo" a escrever... mas isso já são outras "guerras". Adiante, que não vale a pena dar crédito a questões tratadas nestes moldes.

Carlos Sousa SJM disse...

será tambem que serão todas as participaçoes são instrumentalizados como queres dar a entender... o que esta a ser feito neste grupo do facebook vale o que vale... quem quiser participar que o faça.

algo que nao podes negar foi a aprovação da moção na junta de freguesia... o presidente arranjou uma boa desculpa para nao se "matar" politicamente

Bruno Costa disse...

Exacto vale o que vale.
Da parte da Junta um grande trabalho de conquista de notoriedade. Quanto ao resto e à vizinhança, o mesmo aproveitamento político de sempre. Numa perspectiva bem diferentes da Junta.

Pedro disse...

Não quero entrar em guerras nem ofender os sanjoanenses, mas o que me dá a entender é que são os sanjoanenses a querem Milheirós em São João do que o contrário, e porque é que digo isto? Tenho a felicidade de conhecer muitos milheiroenses fruto de serem meus familiares e não vejo vontade nenhuma de ninguém que Milheirós passe para São João!
Estarão os sanjoanenses com medo, por causa da reforma da administração local, com medo de serem anexados a outro município e terem necessidade de mostrar interesse em anexar outras freguesias dos concelhios vizinhos? Deixo a questão sem querer entrar em guerras com São João!

Carlos Sousa SJM disse...

Caro Pedro vão sempre existir vontades diferentes e tem que se respeitar... mas nesta altura em que se fala em restruturaçao do territorio nao deveria ser a vontade de meia duzia a decidir... seja qual for a meia duzia... os do sim ou os do não. Deveria ser um processo democratico atraves de voto secreto onde todos teriam o direito a expressar a sua vontade. Mas isso é que vai ser evitado a todo custo pois seria uma caixa de pandora no concelho da Feira. O que da força ao concelho da Feira é a dimensão do concelho não a sede em si...
Em relaçao a discusão relativa a Milheiros, o que poderas estar a ver é a desproporção entre as duas freguesias serão sempre mais os intervinientes de SJM que os de Milheiros e a vontade da maioria do Sanjonaneses é conhecida e não é so em relação a uma freguesia.
Se houvesse uma hipotetica fusao de concelhos, onde seria a sede do novo concelho... Feira com 12 mil habitantes ou SJM com 28 mil (arrifana seria automaticamente absorvida por ser urbana de SJM). SJM é mais desenvolvida em quase todas as vertentes... ha quem se queira agarrar a historia a quem se queira agarrar ao numeros mas a realidade mostra que historia vale pouco...

Pedro disse...

Caro Carlos, o melhor neste caso será fazer um referendo e saber a vontade da população, e chegar *a população toda, e não com 60% de abstenção! Se é importante para o futuro da freguesia, que se faça um referendo motivando a população inteira a votar!
No caso de uma hipotética fusão de concelhos, não acho que a população conte, até porque existem muitas sedes de concelho que tem menos população que algumas freguesias! Mas parta já ainda não existe essa possibilidade, por isso vamos esquecer esse assunto!

Carlos Sousa SJM disse...

Pedro o ideal seria exactamente um referendo em todas as freguesias interessadas incluído SJM. Quanto a parte democrática do processo bem um coisa é criar o processo outra é o povo aderir ao processo… isto devia ser como no brasil….
Quantos concelhos conheces com mais de 80 mil habitantes, em que a sede não é o principal polo urbano… diz la quais? Eu conheço a Feira em que existem duas realidades a norte (Fiaes/Lousosa) mais população e mais industria e a sul (Feira) onde os serviços são centralizados.

Bruno Costa disse...

Carlos, já discutimos tantas vezes a utopia sanjoanense que não vou gastar muitas mais palavras. Olha para Gondomar, Oeiras ou Sintra e encontras resposta à tua questão dirigida ao Pedro.
Quanto ao referendo, até posso concordar que seja feito AOS INTERESSADOS... mas SJM é mais um interesseiro no processo do que um interessado. Referendo, caso haja vontade, mas em Milheirós, não em SJM.
De qualquer forma, como utopia sanjoanese que é, fazendo o mesmo de sempre, ou seja, não dando crédito a aproveitamento político de quem quer deixar de ser o mais pequeno concelho de Portugal "pela força do golpe baixo", tudo continuará como está.
Adiante, que dentro de semanas o mapa do concelho da Feira ficará fechado... com Milheirós, até porque os milheiroenses não querem sair. O que é diferente de alguns sanjoanenses que se mudaram para lá, em busca de habitação mais barata que no seu próprio município, e agora tentam voltar atrás.
Não há nada mais a dizer sobre este assunto, mesmo com a nuvem utópica a pairar num céu completamente limpo e de ideias bem claras. Mas também, o que há de novo aqui?

Carlos Sousa SJM disse...

Hehehe andas a acusar o toque… nuvem utópica… isso anda mesmo ensombrado…. lol
Quanto a Gondomar, Oeiras e outros que tais são tudo concelhos dormitório dos dois grandes
centros do pais, Lisboa e Porto… se um dia houver a criação da grande Lisboa e Porto todos
estes concelhos serão absorvidos e não o contrario… não é essa a situação de SJM e SMF
quanto muito o norte da feira poderá ir para o grande Porto.

Quanto ao referendo terá de ser em todas as freguesias implicadas no processo, pois que eu
saiba não somos obrigados e aceitar a inclusão das freguesias mas como é obvio isso não me
parece que seja o caso.

Depois da historia do hospital e de como ele foi implementado vocês não intitulam ninguém
de forma depreciativa na região… golpes baixos, pois…

É bom lembrar que quem começou este processo foram elementos de uma junta de SMF… agora vires acusar os sanjoanenses de golpe baixo por apoiarem algo que se iniciou no teu concelho… que eu me lembre fizeste algo semelhante relativamente a ao que se passou na freguesia de Esmoriz defendendo as vantagens de ser a 32ª freguesia… lembraste… hehehe

Os milheiroenses não querem sair… como sabes…

Agora fora de brincadeiras ontem ouvi não interessa de quem que vai haver mais uma razia ai na feira… espero que não seja verdade… 6 mil desempregados e que uma grande empresa de lourosa ia fechar levando mil para o desemprego… espero que isto mude e os culpados, lateiros, f.d.p comecem a ir ao tronco… ou não sei como isto vai acabar

Bruno Costa disse...

Como já te disse Carlos, há vários anos, não vou gastar os mesmos argumentos de sempre (aos quais sempre tentas fugir) para continuar aqui com a tua visão da grande SJM.

Pena que continues com memória curta, quanto a Esmoriz, volta a ler os posts e depois falamos. Rapidamente compreendes que já nessa altura disse que a haver referendo (e sempre acreditei o mesmo que digo desta vez: tudo não passa de uma forma de uma Junta ganhar visibilidade) esse seria da dita freguesia.
Quanto a SJM até poderia ter um (desperdício de €€€ até porque a opinião desse lado está à vista), mas diferente e com contagem paralela, até porque quem interessa efectivamente está do outro lado.

Golpe baixo no hospital?
Não me parece... a Feira tem um hospital dimensionado para serviço de 1ª linha a 150mil pessoas... tem 140mil habitantes... lutou por um hospital para PRÓPRIA POPULAÇÃO... pela dimensão intrínseca a um investimento destes ficou com um hospital de 2ª linha mais avançado.
Mas essa questão dos investimentos e os problemas de dimensionamento (acima de tudo mental) desse lado já passaram a patologia crónica.

Quanto à questão de Oeiras e Gondomar procura comentários anteriores que encontras lá a respostas... POR VÁRIAS VEZES... e não fujas da questão Sintra.

Adiante, que já escrevi tudo "n" vezes, mas parece que continuas com dúvidas... paciência! :P

Carlos Sousa SJM disse...

... gastar os mesmos argumentos... eu tento fugir... fugir nunca fujo isto nao passa de uma troca mais ou menos cordeal provavelmente discordo desses argumentos...
Para porcarias sem jeito nenhum, tenho uma boa memoria e se nao me engano, hehehe..., havia um forum ou blog onde defendiam a separaçao de Esmoriz de Ovar. Estavam a divagar sobre qual o melhor caminho a seguir: associar-se a outro concelho (SMF), independentes como SJM ou ficar como estavam em Ovar.
Apenas dei nota disso aqui devido a semelhança de processos Esmoriz-SMF e Milheiros-SJM e como nao gostei do titulo de “Golpe Baixo” por parte de SJM... estava a visualizar uma especie de conversa do roto para o descozido.
A palavra desperdicio de €€€ é tua nao é minha em lado nenhum escrevi isso, para mim a principal obrigaçao de uma camara municipal é garantir os serviços basicos a todos os municipes. Algo que foi prometido a 16 anos a quando de processo similar ao de agora em milheiros mas... pelos vistos pouco ou nada mudou... 16 anos... 16 orçamentos... nao sei quantos programas da UE com dinheiro a fundo perdido...
Em relaçao ao hospital nao me vou repetir, mas fazer-se promessas para se realizar acordos para mais tarde nao cumprir... tens ai um processo similar com o europarque
... não fujas da questão Sintra... huummm... explica la isso

Bruno Costa disse...

Hummmmm, digo eu...
Mais te digo, o "golpe baixo" é uma expressão que usei e volto a usar... lê o post e tens a resposta... à vista de todos.

E sim, as palavras do comentário acima são minhas, nunca disse o contrário, ao contrário de alguém que anda com memória curta.

Pedro disse...

Carlos, creio que já está a fugir um bocado ao assunto em relação ao golpe baixo, o que o Bruno quis dizer é que alguém o adicionou nesse grupo à força, ou seja, seria quase a mesma coisa que os prisioneiros dos campos de concentração que foram para lá sem pedirem! É só um exemplo...

Já quando apareceu aquele suposto interesse de Esmoriz passar para a Feira, pelo que me lembro, o Bruno só mostrou a notícia!

Carlos Sousa SJM disse...

tas perdoado Bruno... hehehe

se achas abusivo, tens todo o direito em te sentires revoltado por teres sido incluido nesse grupo de facebook da forma como foi... mas nao deixa de ser um grupo de discussão podias la expor as tuas razoes.

nao sei os moldes em que se processa os posts, se ha ou nao moderação/censura, mas do que vi no sabado ou domingo pelo menos parecia haver respeito.

Bruno Costa disse...

AAhhhh...
Esse facciosismo até que tem alguma piada!

Carlos Sousa SJM disse...

acredito que nao estejas a achar piada nenhuma a isto tudo que se passa em torno desta moçao da junta de milheirós

Bruno Costa disse...

Lá estás tu a dar a volta, mas isso já um clássico onde passas.
Quanto a Milheirós, uma Junta com um excelente trabalho, a seguir os passos de Esmoriz (e com o mesmo final). Quanto ao resto [ver post... e estes comentários referem-se ao post] fica patente tudo o que já disse, mas também é apenas um outro clássicos dos filmes baratos de Domingo à tarde. :P

Carlos Sousa SJM disse...

hehehe... dar-lhes um palmadinha nas costas... bom trabalho... fica-te muito bem.

Bruno Costa disse...

Se consideras isso uma palmadinha nas costas. até posso dar duas: uma de cada lado... :P