terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Câmara vai fiscalizar restaurantes e panificadoras de todo o concelho



A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai dar início a uma acção de fiscalização nos estabelecimentos de restauração e panificação do concelho. Trata-se de uma iniciativa de carácter pedagógico, que visa melhorar a prestação de serviços a clientes e consumidores, em matéria de Segurança Alimentar.
José Manuel Oliveira, vereador responsável por esta acção, anunciou, na última reunião do Executivo, que "a visita aos estabelecimentos de restauração e panificação vai começar pelas três cidades do concelho - Santa Maria da Feira, Lourosa e Fiães - estendendo-se, posteriormente, às restantes freguesias, dando prioridade às mais urbanas". O objectivo, segundo anunciou o autarca, é avançar com estas vistorias a curto prazo, três vezes por semana. Para tal, a Câmara Municipal está a proceder ao levantamento de todos os estabelecimentos do sector existentes no concelho, e já foi constituída a equipa de vistorias, responsável por estas acções.

Guia para estabelecimentos

Ainda neste âmbito, a autarquia está a preparar uma pequena publicação, intitulada "Essencial - Guia para a Segurança Alimentar", que será distribuída pelos estabelecimentos a visitar, que contém um conjunto de recomendações e boas práticas no âmbito da Segurança Alimentar, nomeadamente: Perigos para a saúde através dos alimentos; Como é que as bactérias se desenvolvem?; Como evitar a contaminação? Higiene Pessoal; Higiene das Instalações e Utensílios; Higiene da Produção; e Informações Úteis.
José Manuel Oliveira acredita que, "em alguns casos, a visita dos técnicos da autarquia será um estímulo para os proprietários dos estabelecimentos de restauração e panificação avançarem com o licenciamento dos respectivos espaços ou realizarem obras de melhoria, para cumprirem todos os requisitos necessários". De resto, o "Essencial" também contém um capítulo com informações úteis sobre licenciamento.
Na nota introdutória do Guia para a Segurança Alimentar, o presidente da autarquia, Alfredo Henriques, salienta que "se todas as partes interessadas a Segurança Alimentar como um compromisso vital e um objectivo a cumprir, todos ficarão a ganhar, a começar pelos próprios empresários, cujo sucesso do seu negócio depende a excelência do serviço prestado".

Texto: www.guiadeportugal.com

Sem comentários: