sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Gemini

A Região EDV continua a perder. Agora encerram as emblemáticas salas de cinema de Oliveira de Azeméis... Eram as últimas salas da região com história de décadas, ainda a funcionar.
Agora restam as 3 salas do Suil Park em Santa Maria da Feira e o Casino e Centro Multimeios de Espinho... até quando?
Já se anunciam 5 salas Castello Lopes para S. João da Madeira e provavelmente 6 no Forum Santa Maria da Feira... O que vai acontecer aos espaços mais pequenos?
Continuam a perder-se hábitos de décadas! Em tudo isto, quem mais perde são os habitantes de Oliveira, já que vêm as suas salas fechar, sem previsão de novos espaços.

Fica aqui o comunicado da Gerência dos Estúdios Gemini:

Sinal dos tempos… e à semelhança do que tem vindo a ocorrer em inúmeros locais do país, desta feita no Concelho de Oliveira de Azeméis, serve o presente para comunicar o encerramento de mais 2 salas de exibição cinematográfica – os Estúdios GEMINI.
Neste ano de 2007, a actividade de exibição cinematográfica do Concelho de Oliveira de Azeméis pode comemorar:- 60 anos sobre a abertura do Avenida Cine, datada de Fevereiro de 1947;
- 39 anos sobre a entrada em funcionamento do Cine Teatro Caracas, inaugurado em Dezembro de 1968;
- ao qual se seguiu, há 25 anos atrás, em Dezembro de 1982 o início de um projecto inovador à altura – dotado de modernas condições técnicas de exibição de som e imagem – congregando no mesmo espaço, duas salas de menor dimensão – os Estúdios GEMINI, que ora se encerram.
Por razões várias, o certo é que estes importantíssimos espaços culturais que animaram durante décadas as populações locais, perderam os seus públicos!
São milhares as pessoas de Oliveira de Azeméis e de vários concelhos limítrofes que, ao longo da segunda metade do século XX, ali passaram muitas horas de lazer, de convívio e fruição cultural e das quais muitas gerações guardam uma memória indelével.
Os Estúdios GEMINI tiveram ao longo dos anos uma programação que procurou ter uma dimensão eclética, alternado filmes comerciais ou de qualidade, estreias nacionais e sessões especiais para escolas.
De igual maneira se manteve um modo de exibição tradicional, com intervalos durante a exibição, resistindo ao fast-food e às pipocas, conseguindo agregar todo um espaço complementar de lazer e restauração, que passou a ser designado como o Largo do GEMINI.O ano de 2007 assinala pois o culminar de um projecto, que estamos convictos ter sido de evidente relevância social e cultural nesta região, e que marcou profundamente uma época e a realidade local do seu tempo.
As obras de requalificação do Largo do GEMINI (iniciadas em 2003 e ainda não concluídas) deram o pontapé de saída para uma alteração de hábitos, as novas tecnologias ajudaram, novos recintos próximos estão previstos e as tendências nacionais e internacionais do próprio sector, são factores que, conjugados, se aliaram para o culminar da actividade de exibição regular de Cinema em Oliveira de Azeméis, a partir do próximo dia 15 de Fevereiro.
Resta-nos a memória…!
Oliveira de Azeméis, 12 de Fevereiro de 2007.
Gescine-Gestão de Cinemas, Lda.
A Gerência

Sem comentários: