segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Segurança

As últimas semanas têm sido proveitosas em revelações que irão melhorar a segurança no Município Feirense. Depois de aberto ao público o novo Quartel da GNR na cidade, que brevemente irá receber o Destacamento Territorial e os serviços até agora localizados em S. João da Madeira (Divisão de Investigação Criminal, Escola Segura,...). Surge agora a notícia que afinal a PSP não fecha, como ainda será reforçada. Esta é revelada pela Câmara e pelo Comando Distrital de Aveiro, que afirma que nenhuma esquadra do distrito encerrará portas.
Ao que tudo indica o processo em curso, há vários anos, para o alargamento do perímetro urbano da cidade a freguesias da periferia estará na base da decisão. Assim sendo, a PSP terá uma área de intervenção com mais de 30.000 habitantes, quando agora são menos de 15.000. Para isto, poderá, também, ter contribuido o forte crescimento da cidade em número de habitantes revelado pelo estudo realizado em 2005 pelo INE.
Embora as notícias não falem noutros pontos, eu acredito que não foi só isto. A cidade da Feira, recebe grandes eventos várias vezes por ano... Consequência: reforço policial! O Comando Distrital vê-se obrigado a reforçar o patrulhamento na cidade em diversas situações (Fogaceiras, Imaginarius, Viagem Medieval,...). Seria a GNR, com os poucos recursos que dispõe, capaz de o fazer? Não me parece! Mas também o projecto de Expansão do Europarque e a transferência da Exponor poderão ter contribuido. Há que lembrar que o Europarque se encontra na freguesia de Espargo, que já hoje pertence à área de intervenção da PSP.
De qualquer forma, ainda muita tinta vai correr.

Sem comentários: