terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Reforma da Saúde

Continuam os encerramentos de urgências na região. Depois de há duas semanas ter encerrado o serviço de urgência pediátrica do Hospital francisco Zagalo em Ovar, agora também o serviço do Hospital S. Miguel em Oliveira de Azeméis acaba de fechar portas. A partir de agora uma população de mais de 300.000 pessoas fica servida por um único serviço de urgência pediátrica... No Hospital S. Sebastião. Mas as obras ainda agora acabaram. Onde estão as condições? Onde estão os prometidos Pediatras? Há que lembram que na grande maioria das vezes a urgência da Feira funcionava com médicos de Medicina Familiar do Centro de Saúde! Vamos ver como as coisas correm.
Mas há mais. No mesmo despacho, o Ministro acaba também com o internamento de Pediatria em Ovar e reduz os serviços de Oliveira de Azeméis... Aqui eu já duvido da capacidade do S. Sebastião!
Entretanto em jeito de contrapartida pelo encerramento de urgências na região, o Ministro já deu a entender a atribuição de uma VMER, as obras de alargamento já decorrem no S. Sebastião... Há algumas semanas falou-se num helicóptero da Protecção Civil na Base Aérea de Maceda... Assim talvez iremos para melhor. De outra forma não. De qualquer modo há que esperar pela conclusão da urgência da Feira para verificar a sua capacidade e funcionalidade! Há ainda que salvaguardar o funcionamento alargado de alguns Centros de Saúde e Unidades de Saúde nos vários concelhos. No caso concreto da Feira, no mínimo, será preciso alargar o horário da Unidade de Saúde de Lourosa pelo menos até às 22h00 e da Unidade Egas Moniz até às 24h00. Depois de funcionar se veria a necessidade ou não de mais serviços para além do horário normal.

Sem comentários: