domingo, 5 de outubro de 2008

Nova direcção da AEP inverte planos

Afinal em que ficamos?
A nova direcção da AEP admite as graves limitações de Matosinhos para a manutenção da EXPONOR como parque de exposições para grandes feiras dirigidas a massas, mas decide manter o parque de exposições no mesmo local, abandonando os planos de ampliação do Europarque e criação de pólo tecnológico em Matosinhos. A nova direcção da AEP afirma à edição de hoje do Jornal de Notícias aquilo que já se previa... mais uma vez o que está a sul do Douro é esquecido! Mesmo com problemas de estacionamento e sem capacidade de expansão, que poderá ditar a morte lenta da pujança da EXPONOR, a nova direcção decide alterar o projecto numa só direcção: o norte da AMP. E agora, o que resta do antigo projecto? Porque se gastaram milhões em projectos e burocracia, para agora esquecer? Afinal o que será a expansão do Europarque? Morre por parte da AEP? É que se assim for, morrerá também para os privados interessados.
Os próximos dias trarão reacções, mas a confirmar-se tal cenário, tratar-se-à de um rude golpe para Santa Maria da Feira e para todo o sul da Área Metropolitana do Porto.
A morrer a expansão do Europarque muitos projectos serão atrasados ou simplesmente morrerão por arrasto. O Metro deixará de fazer sentido a médio prazo. O projecto urbano perderá importância. O Clube House e Golfe, já ameaçados pelo TGV, morrerão de vez. Os hotéis ficarão mais uma vez em stand-by.
Aqui está a reacção do núcleo duro da AMP... sempre anti-sul!

4 comentários:

vitor oliveira disse...

Isto só não via quem não queria ver.Acham que o Ludgero saiu porquê?A actual Exponor chega e sobra. As grandes feiras que levavam milhares a Leça são uma miragem.Só quem não conhece,ou quer ter uma visão distorcida do local é que não ve que têm muito por onde crescer.Não há é necessidade.Parece que o mega projecto vai mesmo para a gaveta.O CET de S.João vai ser inaugurado dia 11.Será que o Feira Park vai mesmo avançar?E o forum?E o parque do rio,etc?São muitos projectos e poucas obras.

Bruno Costa disse...

Bem, acho que estás a fazer uma certa confusão. De todos os projectos que falas nenhum está dependente da deslocalização da EXPONOR, até porque se vires bem só os jornalistas falaram em deslocalização... nunca em dados oficiais se falou em deslocalização, mas em expansão do Europarque para receber feiras de maiores dimensões, passando a EXPONOR de Leça a cumprir outras funções, com o nome EXPONOR XXI.

O Feira Park tem contrato assinado entre Câmara da Feira, AEP e ParqueInvest, estando em fase de concurso público o edifício sede. Este projecto, paralelo mas não dependente do Europarque, já não deixa grandes dúvidas.

O Forum SMF é um projecto da Holandesa Multi Development em parceria com o Grupo Jerónimo Martins. A casa mãe foi alvo de grandes reestruturações, estando todos os projectos em Portugal bastante atrasados. O Forum Barreiro abre dentro de 1 mês com dois anos de atraso. O timming inicial do Forum SMF era precisamente este mês... segundo dados que andam a circular na imprensa da especialidade, o Forum SMF é a obra que se segue ao Barreiro (praticamente concluído).

O parque paralelo ao rio Cáster está em andamento... a primeira fase está praticamente pronta... prepara-se o projecto da segunda... estando a terceira (zona pedonal e ciclovia no atravessamento sul da cidade - até Balteiro) pendurada num grande projecto de urbanização que se encontra em fase de licenciamento neste momento.

São muitos projectos como dizes. Poucas obras não será bem assim... até porque a grande maioria dos projectos estão dentro dos timmings previstos, estando muitos deles dependentes de duas grandes obras para a cidade que só em 2009 poderão avançar... a requalificação da variante (novo nó do hotel, túnel dos passionistas, requalificação do nó do hospital, nó com a Av. da Europa e arranjos em Picalhos) e a construção da Av. da Europa (Cavaco - Av 25 Abril).
Apenas o Europarque derrapa ou talvez não... vejamos o que a AEP tem a dizer, porque oficialmente ainda não falou sobre o dossier Europarque. Já afirmou que a EXPONOR terá o mesmo tipo de utilização, mas nada de disse sobre o futuro do Europarque. Depois de tanto investimento em projectos algo será mesmo feito (Feira Park está a avançar, Maio Clinic já tem terreno e avança com o projecto final... estas são certezas).

Anónimo disse...

bc23 és muito optimista.

Bruno Costa disse...

Haja optimismo... sem ele nada feito!