terça-feira, 7 de outubro de 2008

Expansão do Europarque

Afinal há plano B! A expansão do Europarque vai mesmo avançar mas noutros moldes.
Pelo que se pode avaliar pelas palavras de Alfredo Henriques após reunir com a AEP a expressão "inversão de planos" encaixa que nem uma luva. Segundo os novos dados a expansão do Europarque, propriamente dito, será um pavilhão de dimensão mais reduzida, vocacionado para "exposições permanentes das grandes empresas".
Os dados são avançados na edição de hoje do Jornal de Notícias, onde se afirma o que já se previa há alguns meses, as obras do Feira Park e da Maio Clinic (centro clínico e de investigação oncológica) deverão arrancar no início de 2009. Quanto ao resto não se avançam datas, mas ao que parece o investimento paralelo é para manter, embora com uma redução área total de implementação, até porque o TGV se tornou uma ameaça à viabilidade do projecto.
Ora, o novo Europarque irá ganhar:

- Novo pavilhão de exposições (de menor dimensão do que o previsto há 2 anos)

- Projectos ligados ao turismo (permanece a dúvida se os 2 hotéis e club house se mantêm ou se haverá reformulações)

- Campos de Golf

- Equipamentos "ligados à inovação tecnológica e desenvolvimento da indústria tradicional da região [cortiça e calçado] e que terão ligação aos centros tecnológicos"

- Maio Clinic

- Feira Park

- Central Fotovoltaica

A listagem que sai das palavras de Alfredo Henriques não contempla o espaço comercial anexo ao "novo Europarque", nem o Outlet Center já muito falado, assim como não se fala na componente urbanística. Esperemos pela apresentação pública para perceber os reais contornos da adaptação do projecto da AEP, agora sem a TCN, ao "actual momento da economia".

Sem comentários: