sábado, 7 de março de 2009

Esmoriz & a Petição

Após alguns pedidos decidi, finalmente, tocar num tema que ainda vai dar muito que falar: Esmoriz e a petição para a transferência de município.
Bem, nos últimos dias não toquei no assunto, até porque acredito que vai ficar em "águas de bacalhau"... mas vamos lá conhecer toda a história.

Sábado, 28 de Fevereiro de 2008, o Kouzas e Louzas lançava a primeira pedra... Brevemente saiba como o concelho da Feira pode crescer. Fiquei intrigado... e um dia mais tarde, vinha a resposta! Um movimento de cidadãos de Esmoriz vai colocar em circulação pela cidade, do concelho de Ovar, uma petição que visa arrecadar assinaturas suficientes para levar uma eventual mudança desta freguesia de município à Assembleia da República. O Presidente da Junta de Esmoriz já confirmou a notícia... e pouco mais de sabe, para além do que está on-line no site do Forum Popular de Esmoriz.

O Krónikas Feirenses ficará de olho no assunto, embora acredite que apenas servirá para que Esmoriz se faça ouvir no concelho, ou mesmo se assistir ao renascimento do movimento Esmoriz a Concelho.

4 comentários:

Anónimo disse...

E eu a pensar que iam tentar dar um passo em frente afinal é para o lado ou para tras...

Bruno Costa disse...

Como já escrevi em tempos, não acredito que haja nos próximos tempos (anos) alterações no mapa administrativo, a nível dos concelhos. Há muitas condicionantes.
Neste processo só vejo uma vantagem para Esmoriz... a eventual inclusão no concelho da Feira tornaria aquela cidade na única frente de mar do seu município, o que lhe daria maior impacto, ao contrário de Ovar, onde mar não falta e o Furadouro será sempre a prioridade. Penso que estará aqui a principal motivação da ideia, mas não acredito que venha a ser real.

Anónimo disse...

Estive a ler os artigos no blog "kouzas e Louzas" e este comentário chmou-me a atenção: "Não concordo que Esmoriz passe para a Feira, pelo seguinte motivo. Quando se fala que a feira tem trinta e um filho, e que não lhe pode dar aquilo que eles precisam, vamos ainda aceitar mais um? Estaria de acordo sim se as freguesias do nosso concelho estivessem servidas de todas as intra-estruturas, que não é o caso, pois ainda falta muito para nos igualarmos a outros concelhos. Pois eu penso que Esomoriz ficaria a ganhar se insistisse em ser concelho com a sua própria freguesia a exemplo de São João da Madeira, uma terra que não tem precisado de ninguém para sobreviver, se os esmorizenses não conhecerem São João da Madeira, aconselho que passem por lá e vejam, o desenvolvimento desta terra, é um colosso em relação ao concelho da Feira. De certeza que não vão ficar melhor servidos, pensem bem no querem antes para a vossa terra."
Decerto que há uma resposta para isto, se for a única praia do concelho de certeza que vai ter outro impacto e que receberíamos mais dinheiro por parte do estado.
Mas estou como tu bc23, fico à espera de novos desenvolvimentos que, segundo o "Kouzas e Louzas", dia 21 há mais novidades!

Saudações

Anónimo disse...

O que Esmoriz ganha com a passagem a concelho é autonomia administrativa e acima de tudo a gestao de um orçamento proprio. No caso de esmoriz andaria nos 10 a 12 milhoes de euros.

No que toca a Esmoriz passar para a SMF nao vejo vantagem nenhuma para Esmoriz. Alias as vantagens estariam quase todas do lado de SMF
-ficava com maior orçamento
-mais populaçao
- mais area

O nivel de desenvolvimento de esmoriz é consideravel e terá a dimensao da cidade da feira, logo nao estou a ver que vantagens estruturais SMF possa oferecer.

mas bom... conselhos e agua benta cada toma os que quer