sábado, 7 de março de 2009

Saramago inspira La Fura dels Baus

Duas dezenas de alunos do ensino secundário de Santa Maria da Feira vão ter a oportunidade de participar, a partir de segunda-feira, num workshop da companhia catalã La Fura dels Baus, célebre pelos seus espectáculos feéricos e pela marca multidisciplinar que imprimiu às artes performativas.

Promovido pelo Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua, daquela cidade, o workshop inspirar-se-á no Memorial do Convento, de José Saramago, com o objectivo, sublinha a autarquia em nota de imprensa, de "promover a leitura junto das gerações mais jovens" e, simultaneamente, "envolver os participantes na metodologia criativa da companhia".

"Numa sociedade onde as novas tecnologias estão a moldar a nossa forma de comunicar, é fundamental alargar as possibilidades de expressão e de percepção dos jovens e, em conjunto, procurar formas de enriquecer a nossa cultura", afirmam os La Fura dels Baus, que, nesta residência artística, explorarão "conceitos como a verdade, o amor, a promessa e a valentia" a partir da obra de Saramago.

A acção de formação, que contará com a participação de 24 alunos dos três estabelecimentos de ensino secundário do concelho - Feira, Fiães e Santa Maria de Lamas -, decorrerá até dia 21, data em que os jovens farão a "primeira apresentação" do seu trabalho na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

Segundo o município, o resultado desse trabalho poderá vir a ser também integrado no programa do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, cuja edição deste ano decorrerá de 28 a 31 de Maio, prevendo-se que seja depois retomado em Outubro e em "posteriores edições do festival".

Por sua vez, a companhia catalã, que em 2005 estivera já em Santa Maria da Feira, voltará este ano a actuar naquele certame: no Pavilhão da Lavandeira, os La Fura dels Baus farão a derradeira apresentação da sua mais recente produção, Imperium, em estreia nacional.

Segundo a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o workshop para jovens a iniciar na próxima segunda-feira constituirá um entre vários a realizar em parceria com outras companhias internacionais de artes performativas, com as quais o Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua estabeleceu protocolos de colaboração.

@ Diário de Notícias

3 comentários:

Anónimo disse...

no Pavilhão da Lavandeira, os La Fura dels Baus farão a derradeira apresentação da sua mais recente produção, Imperium, em estreia nacional.

quando é?

Anónimo disse...

é sempre importante a formação numa vila como a nossa que está tão perto de tudo e ao mesmo tempo parece longe.sabiam que agora até temos cá uma escola de formação profissional com cursos interessantes em saúde??? www.portasdamente.com Vale bem a pena a espreitadela. Ja la tirei curso e 1 workshops e adorei :)Finalmente apostam na nossa terra!!

Bruno Costa disse...

Os La Fura apresentarão "Imperium" no Imaginarius... portanto, algures entre 28 e 31 de Maio. Já se falou em 3 apresentações do espectáculo. Aguardemos a confirmação final das datas.