quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MAIS Imaginarius 2011 [candidaturas durante o mês de Fevereiro]

Pelo terceiro ano consecutivo, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira lança o desafio à comunidade artística nacional e internacional para apresentar trabalhos de intervenção no espaço público. O ‘Mais Imaginarius’ contempla a participação de vários criadores e formas artísticas no Festival, desde Teatro, Dança, Música, Circo, Artes Visuais e Multidisciplnar. O período de candidaturas decorre de 1 a 28 de Fevereiro.

O ‘Mais Imaginarius’ visa promover a liberdade de expressão enquanto estratégia emancipadora de experimentação social e cultural no espaço público; apresentar pertinentes discursos estéticos que não têm lugar nos espaços convencionais; proporcionar novas leituras da teia urbana de Santa Maria da Feira e analisar o impacto da expressão criativa actual na comunidade; e promover activamente o diálogo entre um leque variadíssimo de expressões, desde as artes visuais até às linguagens performativas. Por fim, pretende constituir-se como um projecto de referência de arte pública para um público contaminado por um espectro de inquietudes artísticas.

Como participar no ‘Mais Imaginarius´?

Podem apresentar candidaturas ao ‘Mais Imaginarius’ artistas de qualquer nacionalidade, que acabam de sair de um percurso de formação artística e profissional, bem como criadores com percurso legitimado que se sintam motivados a intervir artisticamente em Santa Maria da Feira. Cada grupo ou artista poderá apresentar apenas um projecto artístico. Caso a participação seja em grupo, deverá ser nomeado um representante. O período de candidaturas decorre de 1 a 28 de Fevereiro. A selecção dos projectos decorre durante o mês de Março.

Para se candidatarem, os interessados terão que fazer o download do regulamento e submeter a candidatura através de formulário próprio, disponível on-line no site www.imaginarius.pt.

“Espaço público, espaço de liberdade”

Desde 2009 que o festival Imaginarius, através do ‘Mais Imaginarius’ proporciona a implementação de práticas artísticas emergentes no espaço público de Santa Maria da Feira. Esta plataforma articula as sinergias de intervenção do próprio território, instauradas há mais de uma década pelo festival internacional Imaginarius, convocando jovens criadores e incentivando-os a encontrar e equacionar representações contemporâneas capazes de confrontar e interferir com a realidade da cidade durante o evento.

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira é organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua (CCTAR) e empresa municipal Feira Viva. A 11ª edição do festival realiza-se de 19 a 21 de Maio.

Regulamento MAIS Imaginarius 2011

Sem comentários: