sábado, 15 de janeiro de 2011

Campus de Justiça Seguro????

Um homem, de 27 anos, a quem o Tribunal da Feira acabara de decretar prisão preventiva fugiu da sala de audiências. Furtou um carro e foi perseguido até ao Porto. PSP e GNR localizaram o fugitivo, mas ele voltou a conseguiu escapar. Foi detido um dia depois.

Tudo começou na tarde da passada quarta-feira. Dois indivíduos foram apanhados em flagrante delito depois de terem assaltado uma residência em S. João de Ver, Santa Maria da Feira. Anteontem, foram presentes a tribunal.

Os dois suspeitos ficaram na sala de audiências, com a juíza e uma funcionária. À porta da sala, do lado e dentro, ficaram cinco elementos da GNR que aguardavam pelo resultado do interrogatório judicial. Um procedimento que, apurou o JN, é habitual.

Um dos arguidos, natural de Arouca, estava proibido de se ausentar daquele concelho devido a processo judicial a decorrer por crimes anteriores. O outro, de 38 anos, natural de Ermesinde (Valongo) estava com pena suspensa devido a furtos e tráfico de droga.

Factos que, a somar ao furto da residência, terão pesado na decisão de decretar prisão preventiva para ambos. Logo após a decisão, a juíza saiu da sala de audiências e a funcionária foi até juntos dos militares da GNR para os informar do destino do preso.

Esta momento de distracção foi aproveitada pelo homem, de 27 anos, para fugir pela porta usada pelos juízes para aceder à sala de audiência, do lado oposto aquele em que se encontravam os polícias.

O preso chegou a um corredor que dá acesso ao piso inferior onde existe um parque de estacionamento com acesso directo à rua. Mais tarde, entendeu-se melhor a facilidade com que ele lá chegou. O suspeito tinha trabalhado na construção do edifício - inicialmente destinado a escritórios e depois adaptado para receber o Tribunal.


Quando se aperceberam do sucedido, os elementos da GNR foram no encalço do homem que fugiu a pé até ao centro da cidade. Na Rua Dr. Roberto Alves, entrou numa garagem onde estava uma viatura com a chave na ignição e arrancou a grande velocidade pela zona pedonal. "Foi por sorte que não fui atropelada. Ele arrancou a alta velocidade", recordou Carlota Giro, familiar da dona do carro.

O fugitivo dirigiu-se à cidade do Porto, mais concretamente ao Bairro das Fontaínhas, onde, alegadamente, adquiria droga para consumir.

Elementos da GNR e da PSP, entretanto contactados, detectaram a viatura, na Rua do Sol e localizaram o fugitivo. Perseguiram-no, a pé mas perderam-lhe o rasto no quintal de uma habitação. Ontem, às 18,30 horas - um dia depois da fuga - foi capturado pela PSP, na Praça Velazquez, no Porto.

@ Jornal de Notícias

Apenas como nota devo dizer que não é nada que não se tivesse previsto anteriormente. Nada que não se tivesse anunciado no momento em que a solução que se apresentava como alternativa passou a definitiva... no momento em que o Governo de José Sócrates decidiu fechar o antigo Tribunal da Feira [em risco de ruína] sem responder de forma clara na garantia de instalações dignas e seguras.
Um dos poucos Campus de Justiça nacionais, teoricamente moderno, seguro e preparado para todas as eventualidades, como muitas entidades oficiais já o fizeram saber, não passa de uma opção errónea e uma tentativa de tapar os olhos aos feirenses. Ficam à vista as fragilidades do equipamento... e a clara falta de segurança que a situação acarreta para a cidade.
Oxalá o poder local deixe de fechar os olhos a esta situação e passe a lutar por uma solução digna para a justiça em Santa Maria da Feira... e na nova Comarca do Entre Douro e Vouga, que se prevê entrar em funcionamento em 2012.

Sem comentários: