segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Forum Santa Maria da Feira: uma morte programada, ou novo promotor a caminho?


O Jornal Terras de Feira de hoje faz destaque de primeira página com algo que já seria há muito expectável.
Seis anos depois da onda inicial... seis anos após muitas promessas... seis anos passados do projecto com uma arquitectura ímpar, tudo terá morrido (?). O Forum Santa Maria da Feira, como se previa há muito, "não sairá do papel"... assim se anuncia.
Mesmo com o anúncio do promotor, será assim tão linear esta conclusão?


Confesso, ainda não tive oportunidade de ler o referido artigo na íntegra... mas logo à partida saltam-me questões. Há cerca de 3 anos o promotor holandês sofreu uma drástica reestruturação interna que colocou todos os projectos em stand-by, com excepção daqueles que já tinham obra no terreno. Há apenas um ano o mesmo promotor [detentor de 50% do projecto] garantia que tudo estava a ser reequacionado [tema que até mereceu reportagem televisiva], e que talvez em 2010 ou 2011 houvesse obra na Feira.
Do outro lado da barricada temos as recentes alterações da forma como o Grupo Jerónimo Martins [detentor dos outros 50% do projecto] encara actualmente o mercado do retalho... o fim da marca Feira Nova terá sido talvez a morte de toda a estrutura comercial de grande porte desta empresa. No meu entender um Pingo Doce de 8 mil metros quadrados não será certamente atractivo, funcional e dinâmico, centrando-se numa estratégia de mercado que se enquadra no nicho das pequenas compras e da variedade reduzida. Assim sendo, não será a perspectiva do grupo português a venda daquele espaço? Sabe-se que o grupo Auchan terá já manifestado interesse. Quando se promove as "culpas" para a reestruturação holandesa, convém também olhar para dentro... eu acredito numa mudança de rumo por cá. E não me acredito que o espaço assim continue por muitos anos, basta olhar para a salvaguarda que terá sido solicitada à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira: já terão sido pagos 1,25 milhões de euros de contrapartidas, que não vão ser devolvidos... o promotor terá solicitado que fique desde já disponível para um eventual outro projecto no concelho.


Morte? Do Forum Santa Maria da Feira acredito... até porque estes projectos ou avançam de forma meteórica ou não são para acontecer, motivados pelo facto de os conceitos comerciais estarem em permanente mutação. Mas a manutenção de um projecto sobredimensionado para a insígnia actual não me parece perspectiva de futuro... o incremento da concorrência, na envolvência, anunciado para os próximos meses poderá ditar novos desenvolvimentos.

Nota: neste post não toco num tema que para mim será de toda a pertinência discutir. Os estudos de mercado falharam claramente nos projectos de S. João da Madeira e Ovar, quando à partida consideravam 150 mil habitantes feirenses como potenciais clientes... à partida eu sempre disse o contrário... e isso está à vista. Mas naquela localização tudo é diferente, sendo atractiva para todo o EDV. Mais não vou escrever, até porque não disponho de todos os dados, mas fica a questão: não será o flop da vizinhança mais um motivo para a suspensão do projecto? Assim sendo, arrisco dizer que este promotor também falhou, ao não aproveitar a falha da concorrência.

Eu arriscaria falar na apoptose de um conceito/projecto para a génese de outro a médio prazo.

17 comentários:

Carlos Sousa SJM disse...

então mas pelo facto de mudar de feira nova para pingo doce houve redução ou alteração nos produtos a ser vendidos? o espaço foi reduzido? manteve-se... o que mudou foi o nome.

Bem projectos vao e vem... e o que ia ser feito em SMF nao ia fazer sombra ao de SJM. No seu global era maior mas a area dedicada a centro comercial e numero de lojas era consideravelmente menor que o existente no 8ªAvenida. como espaço de lazer em si parecia muitofraquinho...

Quanto a centralidade smf é uma falsa centralidade quer na regiao quer no proprio concelho. A meu ver o projecto do forum da feira estava morto a nascença a zona sul do EDV irá preferencialmente ao 8ª avenida/aveiro por motivos obvios e a populaçao a norte tandencialmente ira para gaia/porto. a cidade de SMF por si so mesmo com as freguesias limitrofes nao tem dimensao para suportar uma estrutura destas.

chamar flop ao projecto de SJM para facil, ainda para mais quando nao ha nada em SMF que sirva para comparar. Parece facil chamar flop quando atravessamos uma grave crise no emprego com serios reflexos na economia e na subsistencia das pessoas.

Bruno Costa disse...

Carlos, em primeiro fica o convite para entrar no Pingo Doce de Vila Boa e comparar o número de produtos disponíveis (variedade) com um Pingo Doce, por exemplo em S. João da Madeira... e já agora recuar 2/3 anos, ao Feira Nova em pleno funcionamento... e concluir que 60 a 70% da variedade pura e simplesmente desapareceu... estando ao nível de uma loja de 1000 ou 2mil m2.
O conceito Jerónimo Martins actual é um supermercado de proximidade que não se consegue materializar numa área deste calibre.
Desde o início deste processo, há cerca de 2 anos, ficou claro que a própria empresa não sabe o que fazer às nove lojas de grande dimensão... perdão, a oito, porque a do Barreiro dará lugar à praça de portagem da nova ponte sobre o Tejo.
Teorias há muitas, mas no futuro (e bem próximo) certamente não teremos este formato pela frente... basta olhar para os números: a rentabilidade do grosso de lojas "Feira Nova" (inclui as 30 lojas de dimensão semelhante ao Modelo que davam largo prejuízo) subiu, mas nas 9 maiores esse ratio caiu a olhos vistos. E não é difícil perceber porque?

No que ao "não ia fazer sombra" a SJM diz respeito... pois, a verdade é que os estudos de influência da Sonae falharam. Nada que não fosse previsível... porque é claro em qualquer amostra de rua, que uma oferta deste calibre em SJM não será atractiva para a população anunciada, uma vez que fica em sentido contrário da oferta actual...
Já na Feira (e não considerando aquele o local 100% a este nível... mas uns 95%) acontece algo inverso... de todo o EDV quem vai ao Porto passa por ali... os conceitos de atractividade e público alvo mais alargado encaixam que nem uma luva. Talvez por isso aquele mesmo local tenha sido muito requisitado ao longo de décadas... e até mesmo pela Sonae... que, apesar de ter tentado, nunca conseguiu aprovar um projecto na autarquia feirense. À excepção daquilo que veremos nos próximos meses em pleno centro da Feira.

Quanto ao facto do Forum ser mais pequeno que o 8 Avenida, pois, não vou discutir metros... mas deixo factos:

8ª Avenida
32mil m2 (anunciados)... efectivamente não chega aos 30mil
cerca de 110 lojas
5 cinemas

Forum SMF
33mil m2
120 lojas
5/6 cinemas

Ora, na verdade vejo a mesma coisa... quanto ao lazer, além dos cinemas o que há no 8ª avenida?
Há falhas, sim, mas são genéricas nos projectos actuais...

Quanto ao espaço... tenho de contrapor, as Praças abertas eram duas (mais a área cujo projecto se desconhecia) e ambas maiores do que a Praça do 8ª Avenida...

E mais... se a cidade da Feira não tem dimensão para uma estrutura destas... pena, pois SJM estará ao mesmo nível... talvez por isso o resultado esteja à vista.

Quanto ao facto de na Feira não haver nada para comparar, posso referir factos... mesmo em crise há projectos comerciais em curso... e dos espaços actuais (que afinal de contas quando se fala em falta de dimensão, qualquer um dos supermercados da cidade feirense é maior que o maior de SJM) e ainda por cima falamos de lojas no grupos das de maior facturação de cada um dos grupos a nível nacional.

E esperemos pelos próximos capítulos...

Carlos Sousa SJM disse...

Em relação ao pingo doce é uma pena que assim seja...
Em relação aos CC
Segundo o Prospecto da Sonae Sierra 28.268 m2 com 133 lojas. Seriam 30.477 m2 mas duvido que espaço ao nível do estacionamento subterrâneo venha alguma vez a ser alocado.
Do que me lembro de ver do prospecto do fórum da feira tinha 33 mil m2 dos quais 15 mil eram hipermercado o que deixava 18 mil para lojas. Se o prospecto estava correcto presumo que a planta também o estaria, acho que tinha +-90 lojas, um número mais adequado á abl disponível… mas em frente
Quanto a dimensão… bem no concelho da feira existem duas, a do concelho e a da cidade. E fácil vender a ideia dos 150 mil habitantes aos promotores difícil depois e defender a realidade da cidade. O núcleo urbano principal do concelho não se encontra na cidade da feira está uns km mais acima. A meu ver essa é uma das razoes pelas quais alguns projectos ou estagnam ou não passam de projectos. A cidade de SMF é metade de SJM e só estou a comparar com a população da freguesia mas a realidade da envolvente urbana torna-a bem maior algo que não existe em SMF.
Comparar a dimensão comercial da cidade de SJM com a cidade de SMF… hehehe… pega só na área bruta dos espaços comerciais das duas cidade com mais de mil m2 soma e compara. Comparar supermercados parece fácil… de facto a continente de SJM deve ser o mais pequeno do país.
Quanto a facturações não sei mas se sabes apresenta os valores e a fonte… hehehe

Bruno Costa disse...

Vamos lá!!!! :)

Primeiro ponto...
os 15mil não eram hipermercado... mas do actual edifício do hipermercadom que ficaria à responsabilidade do Grupo Jerónimo Martins... o hiper, que não seria aumentado, tem 8mil m2...
Este espaço tem actualmente 30 lojas...

Sim, eram 90 lojas nos 18mil m2 da responsabilidade da MDC, que incluia 4 âncoras, alimentação (nova praça) e cinemas...

90 + 30 = 120 lojas... e isso sem contar a reconversão da actual praça de alimentação e eventualidade de segundo piso que chegou a estar em cima da mesa.

Quanto ao facto de no concelho existirem 2 dimensões é verdade... mas sugiro uma visita ao Pingo Doce... só em Lourosa há 2, mas por lá não falta gente do norte do concelho às compras... e já a SJM não os consegues chamar... no mesmo espaço encontras dezenas (muitas vezes centenas) de visitantes de SJM, Vale de Cambra e mesmo OAZ... mesmo com a limitação de variedade actual...
Portanto, acho que a tua visão da capacidade de atracção anda um pouco desfasada da realidade.

Quanto aos projectos... não têm estagnado aí, senão o mesmo grupo não voltaria a investir nesse sentido...
O problema está na Câmara... ao contrário da Feira, SJM tem uma Câmara muito mais permissiva e aberta... por cá tudo custa a ser aprovado... mas nada de novo! :P

"A cidade de SMF é metade de SJM"... pois não diria... e quanto à envolvente... o facto de lá estar não quer dizer que faça uso da cidade! :P

SMF
Pingo Doce - 8mil m2
E. Leclerc - 4000 m2
Brico E. Leclerc - 1500 m2
Staples - 1500 m2
[vou excluir vendas grossistas (Recheio, Novo CC), lojas chinesas, projectos aprovados e obras em curso (nova Brico E.Leclerc - 3500m2, complexo Sonae)]. Só nestes apresentaria quase 20 mil m2.
TOTAL = 15 mil m2

SJM
Pingo Doce - 1500 m2
Minipreço - 1000 m2
Continente - 4000 m2
Lidl - 1000 m2
[seguindo os mesmos critérios]
TOTAL = 7500 m2

Afinal SJM é que é metade da Feira.

Quanto a facturações, a fonte não está online mas vem da administração de cada uma das duas lojas que te falei.

[entretanto estava já a escrever outro comentário complementar ao anterior... por limitação de caracteres já cá o deixo] :)

Bruno Costa disse...

[complemento do comentário de ontem]

Embora a Sonae tenha feito desaparecer da net os resultados do estudo de influência e previsões do centro, ainda consegui encontrar algo:

«Situado numa região que conta com cerca de 300.000 pessoas numa área de influência a 20
minutos de distância, o 8ª Avenida servirá uma população bem mais numerosa, pois atrairá
residentes dos municípios circundantes, os quais integram um importante pólo industrial e,
por isso mesmo, perspectivam um crescimento populacional nos próximos anos. Daí que
estejam previstas 5,7 milhões de visitas anuais e vendas estimadas de cerca de €50 milhões
no primeiro ano completo de exploração, excluindo as vendas do supermercado.»
FONTE: Press Release da Sonae (2007)

Logo na primeira fase temos um lapso que saiu caro... 300000 habitantes como potenciais clientes, mais sabe-se lá o quê (o total no estudo eram 450mil em 30 minutos)... logo à partida, como seria de esperar, mais de 100mil (destes 300mil) estão de fora... os outros 150mil não existem para este local.

Logo no ano estreia (o melhor do centro) o número de visitas ficou quase um milhão abaixo do previsto (consulta a imprensa local da altura e compara com os dados previstos da Sonae). E mesmo assim com resultados que não se enquadram com o volume de clientes nos corredores... estes números correspondem a cerca de 1/5 do número de visitas anuais do Colombo... a área é a ainda mais pequena do que 1/5, quer isto dizer que o volume nos corredores teria de ser maior…

Por outro lado o Shopping de SJM tinha, tem e terá um outro interesse para a Sonae. A abertura de concurso público pela autarquia sanjoanense para a criação de um centro naquele terreno “quase” obrigava a Sonae a investir... caso contrário arriscava-se a ter concorrência (de relembrar que o projecto inicial de expansão se limitava ao terreno antigo, por acréscimo das lojas Sonae de especialidade e uma praça de alimentação... para além da conversão em Continente).
Daí que mesmo LONGE dos números previstos o 8ª Avenida seja do interesse da Sonae... aí, sim, dou os parabéns à autarquia sanjoanense que soube criar necessidades onde elas não existiam na realidade. É para isso que servem as Câmaras Municipais.

Carlos Sousa SJM disse...

levas jeito para mercieiro... escrevi o que escrevi nao me lembrei do E.leclerc mesmo assim

Olhando ao genero em SJM existe

continente 4400 m2
2x Pingo Doce 1500 + 1000 m2
Minipreço 1400 m2 (existem 2 mas o outro acho que nao tem 1000 m2)
fajoeiro 2000 m2
lidl 1400 m2 (o de arrina é que tem 1000 m2)
...
picoven 6000 m2
maxmat 1200 m2
...
(staples? mas isto nao é em sanfins... ok...)
Olmar 3000 m2 (sao duas mas loja antiga nao tem 1000 m2)
worten?? acho que nao tem 1000 m2
...
se tivesses posto alguma loja de vestuario arranjava-te umas 4 com mais de 1000 m2
se fosse de mobiliario arranjava-te 2
o mercado municipal nao conta como loja senao eram mais 6000 m2

estamos falar de lojas com mais de 1000 m2 porque com menos... bem...

Quanto ao que esta em projectos diz-me pouco... no buraco onde caiu o forum estava la o retail a espera

comentarios...
(1)"sugiro uma visita ao Pingo Doce... só em Lourosa há 2, (...)
no mesmo espaço encontras dezenas (muitas vezes centenas) de visitantes de SJM, Vale de Cambra e mesmo OAZ... mesmo com a limitação de variedade actual..."
- Em SJM tambem ha dois, em OAZ ha 1 e VC tambem ha 1... a variedade limitada deve ser a mesma... porque carga de agua havia de la ir... as raparigas das caixas sao SIMPATICAS

(2)"A cidade de SMF é metade de SJM"... pois não diria... e quanto à envolvente... o facto de lá estar não quer dizer que faça uso da cidade! :P"
-SJM tem um populaçao flutuante acima das 10 mil pessoas (valor proximo da populaçao de cidade da feira)
pequeno exemplo... em SJM estudam 6800 jovens nos varios graus 60% nao sao de SJM (4000...)

Quanto as areas de influencia dos CC, localizaçao... ja se escreveu muito...
nao esquecer a futura A32, vai tirar parte do trafego da feira especialmente o vindo do porto com destino para SJM,OAZ e VC

Bruno Costa disse...

Bem... se entrarmos no pequeno comércio em grandes espaços também te arranjo uma dúzia de lojas com mais de 1000m2...

(1)... essa pergunta tens de fazer a quem lá continua a fazer as compras mesmo nestas condições...

(2)... 10mil... e o resto... :P
quanto à população flutuante também podemos entrar no mesmo neste lado... e os valores não diferem muito...

A32... a ver vamos, porque há dinâmicas comerciais que não se conseguem alterar...
e quando muito se falava da A29, bastou a introdução de portagens para o trânsito reverter para a A1...
:)

Carlos Sousa SJM disse...

eu conheço a cidade da feira e nao sao assim tantos... uma duzia... hehehe

(2) eu escrevi "valor proximo"... hehehe... so para...

a A32 bem essa vai de vento em popa pena nao haver melhoria na via de SMF para SJM... se pelo menos desaparece-se aquele semaforo... a malta ai nao gosta de rotundas

Bruno Costa disse...

acredito nesse conhecimento, mas é sempre possível "desbravar" ainda mais... :)

Quanto à EN223... já o escrevi muitas vezes... colaborei na luta pelo FIM desses semáforos... mas continuo a acreditar, que apenas o seu desaparecimento trará melhorias (como já ficou à vistas aquando do teste), mas não será suficiente...
O troço A1-Sanfins é claramente insuficiene... "eu" há muito reclamo a Via Feira-Arouca porque com isso esta parte ficaria resolvida... mas continuo a dizer: o troço desta via Sanfins-Mansores não lembra a ninguém... talvez por isso vá de adiamento em adiamento...

Aqui tocamos no ponto demasiado importante... para a Feira, para SJM, para o EDV... aquela ligação é fundamental!

Quanto a rotundas, por mim venham elas... desde que minimamente decente (lol)... naquele local é possível, implica demolições mas é possível...
Não me acredito que tal seja feito a breve prazo... mas haja maos gente a reclamar!!!!!!

Anónimo disse...

carlos sousa sjm, só para tua informação oaz tem 2 pingo doces!
E SMF é bem maior que SjM

Anónimo disse...

O Hipermercado Pingo Doce de Santa Maria da Feira vai acabar por ser remodelado, se não for este ano será nos próximos 4 ou 5, embora a promotora holandesa tenha "roido a corda" em relação ao projecto comercial, tudo à nossa volta acaba por mudar, por exemplo: na semana passada o antigo Feira Nova de Sintra (Feira Nova muito semelhante ao de Feira) deu lugar ao Pingo Doce do Forum Sintra, da mesma promotora.

Bruno Costa disse...

Bem, o caso de Sintra estava a avançar em paralelo com o da Feira [assim como Barreiro, Guimarães, Braga, Leiria, Setúbal e Cascais]. Os Casos do Barreiro e Guimarães também foram concluídos dentro dos prazos, mesmo com a reestruturação na Holanda.
Em Leiria o projecto abortou por completo... nos casos da Feira, Cascais e Braga a Multi "roeu a corda", é isso mesmo... Em Braga a bouygues planeia avançar sozinha... em Cascais desconheço pormenores, mas nada deverá para até porque o Grupo Auchan está em plano de expansão... na Feira sabe-se que foi negociado com a autarquia a suspensão do projecto já aprovado e a cativação das verbas já pagas como contrapartidas [milhão e meio de euros, metade do acordado para o total da obra] ficassem cativas para novo investimento.
Dadas as movimentações nas imediações... Continente com pequeno centro comercial a nascer nos próximos meses e E.Leclerc com perspectiva de ampliação e instalação da Loja do Cidadão, não me parece que o grupo Jerónimo Martins vá ficar eternamente para trás...

Anónimo disse...

Eu acredito que o Hipermercado Pingo Doce de Santa Maria da Feira seja remodelado mais cedo ou mais tarde, até porque este Hiper não está sozinho, existem neste momento outros cinco Hipermercados Pingo Doce (retirando Braga, Telheiras e Sintra que já foram remodelados) que estão com problemas de excesso de dimensão, a solução da Jerónimo Martins é neste momento alugar o espaço de sobra a outras empresas ou simplesmente deixá-lo inutilizado (Barreiro), o que não dá muito bom aspecto.

Bruno Costa disse...

Temos ainda a hipótese venda... que talvez venha a ser o futuro... e pelos vistos até há interessados...

Anónimo disse...

Quanto há hipotese de venda, ouvi falar que o grupo Auchan demonstrou interesse, em breve ainda podemos ter o Alegro de Feira.

Anónimo disse...

Eu não creio que o hiper esteja mal como está, pelo contrário, até tem boas variedades de produtos, a GET então é o máximo (é uma mini-FNAC), eu já visitei o feira nova (actual pingo doce) de St. M. da Feira duas vezes e, apesar de viver longe, terei sempre gosto em passar por lá uma terçeira.

David disse...

Em relação a tamanhos há tb um pingo doce em vila do conde que tem um tamanho megalómano para um pingo doce, parece a quase o continente do norteshopping.