quinta-feira, 30 de junho de 2011

Censos 2011 - Resultados Preliminares Duvidosos

Aí estão os resultados preliminares dos Censos 2011, com uma caricata situação. Das duas uma: ou a metodologia dos Censos 2011 falhou redondamente ou os métodos de estimativa anual da população são completamente incoerentes, veja-se:

Censos 2011:
População Residente no Município de Santa Maria da Feira (2011) - 139.393 habitantes.

Estimativas anuais de População Residente no Município de Santa Maria da Feira, a última das quais divulgada há menos de um mês:
2007 - 146.347 habitantes;
2008 - 147.406 habitantes;
2009 - 148.449 habitantes;
2010 - 149.337 habitantes.

Afinal de contas, a que se deve a diferença de 10.000 habitantes em duas operações estatísticas com diferença de apenas um mês? Onde está o erro?

8 comentários:

Carlos Sousa SJM disse...

quem fez as duas operaçoes estatisticas... o INE?

se for assim por todos deve-se ter perdido 700.000 de habitantes.

Hélder Aguiar disse...

Eram expectativas irrealistas Bruno... Qual a população de SJM e restantes concelhos da região? Não consigo aceder neste computador.

Hélder Aguiar disse...

Já consegui aceder: SJM 21.685, OAZ 68.825, Vale Cambra 22.862, Arouca 22.352. Só SMF e SJM cresceram em termos populacionais, o que reforça a importância da A32 para a região EDV. E é oficial, Gaia (302.092 habitantes) torna-se o município com mais população do Norte, destronando o Porto (237.559) e tornando-se o 3º município mais povoado do país, a seguir a Lisboa e Sintra.

Bruno Costa disse...

Sim, Carlos, tantos os Censos como as estimativas anuais são coordenados pelo INE.

Hélder, [primeiro, ainda não tive tempo de olhar para os dados com calma] é verdade que manter intacta a tendência de crescimento da década anterior me parecia muito, mas uma diferença deste calibre, a confirmar-se (são dados preliminares), levanta uma questão de fundo: os métodos das estimativas anuais. Se falarmos num erro nos Censos falamos de UMA gravidade... uma única vez. Já no caso das estimativas, seriam DEZ erros em DEZ operações consecutivas. Independentemente dos resultados, vindo de uma instituição com a importência do INE, é grave! :)

Quanto ao crescimento fica evidente que o eixo Gaia-feira-SJM terá de ser encarado com olhos de ver nos próximos tempos... e não será só a A32!!! :)

Hélder Aguiar disse...

Pois, agora o "sonho" será o suburbano! Se o Castro de Almeida continuar por cá (trocando para vocês : D) vejo grandes perspectivas.

Bruno Costa disse...

Vamos a ver se o "sonho" passa a realidade e deixamos de ser um subúrbio... Eu acredito que a próxima década será muito importante... vamos a ver o que a resolução da crise nos reserva... :)

Carlos Sousa SJM disse...

castro almeida presidente de SMF... bem este foi um presidente muito cordial com os concelhos limitrofes. Deve ser por ser de SMF...
para SMF nao era mal visto... poderia ser um bom catalizador para certas obras... pois ele parece saber muito bem movimentar-se no mundo dos subsidios europeus e nacionais.
falta-lhe aquele espirito de guerrilha sanjoanense tipo fanar umas freguesias ou fazer uma rotunda na terra dos outros hehehe

Bruno Costa disse...

LOL... já muito se falou nessa possibilidade... e a verdade é que não estou a ver ninguém "das actuais laranjas feirenses" com força suficiente para assumir o poleiro. :)