terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Festa das Fogaceiras ganha cada vez mais força na Venezuela

Mais de 600 pessoas participaram no domingo em Caracas na Festa das Fogaceiras, uma tradição de Santa Maria da Feira que cada vez mais ganha força entre a comunidade portuguesa na Venezuela.
A festa teve lugar no Centro Português de Caracas e começou com uma missa em honra do mártir São Sebastião, seguida por uma procissão acompanhada pela Banda de Música Francisco de Miranda e na qual duas dezenas de meninas luso-descendentes transportaram fogaças (pão doce) à cabeça.
Na festividade participaram ainda representantes das autoridades diplomáticas e consulares portuguesas e o vereador das Finanças e Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Celestino Portela, que mostrou-se impressionado pela devoção dos lusitanos emigrados no país.
"Vermos feirenses emigrados noutros países a fazerem esta recriação, sem o apoio institucional direto que naturalmente existe em Santa Maria da Feira, para nós tem muito valor e a razão pela qual nós fazemos sempre questão de estar presentes", disse.
Ernesto da Silva Cardoso, presidente da Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria, que organizou a festa das Fogaceiras, explicou que a festa leva vários meses de preparação e que atualmente o pão doce é feito localmente.
Por outro lado insistiu na importância dos jovens participarem naquela celebração religiosa, vincando que já começam a participar activamente.
Das festividades que se prolongaram até à madrugada de hoje fizeram parte ainda um festival musical e gastronómico.
 
@ dnoticias.pt

Sem comentários: