domingo, 6 de janeiro de 2013

Fogaça cozida no forno do Castelo

O Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira realiza, dia 7 de janeiro, no salão nobre do Castelo, a sétima edição da Mostra de Fabrico de Fogaça, integrada na programação Festa das Fogaceiras, tradição secular celebrada a 20 de janeiro. A partir das 11h00, os produtores começam a trabalhar a massa da Fogaça, revelando algumas curiosidades do processo de fabrico deste pão doce típico de Santa Maria da Feira. Pelas 14h00 terá início a prova, este ano ao som do Fado das Fogaceiras.

Com esta iniciativa, o Agrupamento pretende sensibilizar os produtores de Fogaça da Feira para a importância de manter a receita e o processo de fabrico originais, e valorizar o respeito pelas normas de segurança e higiene na produção deste pão doce secular.
Para muitos produtores esta é uma oportunidade para aperfeiçoarem técnicas de confeção da genuína Fogaça da Feira, nomeadamente a forma como a massa é enrolada e cortada, bem como o tempo de cozedura.

Sabor especial com fado à mistura
Depois da confeção, segue-se a prova, pelas 14h00. Produtores e apreciadores deste pão doce típico de Santa Maria da Feira têm sido unânimes em considerar que a Fogaça cozida no forno do Castelo tem um sabor especial. Este ano, a prova contará com a animação musical da fadista feirense Mafalda Campos, que vai cantar o Fado das Fogaceiras, acompanhada ao piano por Leonilde Castro Ramos.
São 18 os fabricantes que integram o Agrupamento de Produtores Artesanais de Fogaça da Feira e todos eles foram convidados a participar nesta Mostra de Fabrico.
Tal como em edições anteriores, o Agrupamento fornecerá os ingredientes necessários para o fabrico da Fogaça, para que sejam respeitados a receita e o processo de fabrico deste pão doce típico de Santa Maria da Feira.
Os ingredientes da Fogaça são simples - água, fermento, farinha, ovos, limão, manteiga, canela, açúcar e sal - mas o segredo está na forma como a massa é trabalhada e na temperatura ideal para a cozedura. É este processo que os fabricantes de Fogaça vão seguir, de forma a não descaracterizarem este típico pão doce, que se distingue dos restantes pela receita, formato, cor e textura.
A Mostra de Fabrico de Fogaça da Feira é organizada pelo Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e tem o apoio da Confraria da Fogaça da Feira, Escola Secundária de Santa Maria da Feira e laticínios MAF.

Sem comentários: