quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Meio milhar de fogaças benzidas enviadas a emigrantes

França, Suíça, Luxemburgo, Timor, Austrália, Canadá e Estados Unidos são países para onde o fabricante de fogaças Rogério Portela envia, esta semana, 400 a 500 pães doces benzidos que os emigrantes de Santa Maria da Feira vão saborear domingo.
É esse o dia da Festa das Fogaceiras, altura em que o concelho celebra o seu feriado e cumpre a tradição de levar cerca de 200 meninas vestidas de branco a oferecerem uma fogaça a S. Sebastião, em agradecimento ao santo por os proteger, há já 508 anos, da peste negra.
Rogério Portela, proprietário do Café Castelo, estabelecimento fundado em 1943, admitiu que há uma década os emigrantes lhe pediam mais fogaças, mas, ainda assim, as solicitações continuam significativas: "Esta semana ainda vão ser 400 a 500 as que enviaremos para o estrangeiro, sobretudo para países como a França, a Suíça e o Luxemburgo, mas também para a Austrália, o Canadá e os Estados Unidos, com uma ou outra a seguirem para Macau e Timor".
A cliente que tem mais cuidado em pedir uma fogaça benzida para enviar às freiras de Coimbra é, segundo o empresário, "a filha do último conde da Feira", mas o facto é que, por estes dias, quase todos os compradores recebem o seu pão doce já abençoado, mesmo sem o saberem.
"Um padre [do seminário] passionista vem cá umas três ou quatro vezes esta semana e acaba por abençoar todas as fogaças que estejam prontas e mesmo as que ainda vão entrar no forno", explica o dono do Café Castelo.
Quanto às que seguem para a comunidade emigrante, cada uma tem cerca de um quilo e custa 10 euros, ao que acresce um euro pela embalagem de cartão ou 2,5 pela caixa metálica. 

@ DN

Sem comentários: