terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Preço da cortiça é sucesso da internacionalização do setor

As empresas do setor corticeiro do concelho de Santa Maria da Feira estão a ser bem sucedidas no mercado internacional graças ao fator preço, revelando assim uma enorme competitividade face aos concorrentes, revela um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Finanças da Universidade Portucalense.

O aumento de eficiência produtiva no setor da cortiça tem-se revelado crucial para que as empresas do setor possam alcançar o sucesso na internacionalização dos seus produtos e serviços.

As empresas de Sta. Maria da Feira apostam não só no prestígio alcançado pelos produtos corticeiros nacionais além fronteiras, mas também em parcerias com agentes e distribuidores locais.

O inquérito a 150 empresas, que decorreu de abril a julho de 2012, mostrou também as dificuldades sentidas no setor, em especial pelas pequenas e médias empresas, que vêm nos nichos de mercado, em especial os que estão relacionados com vestuário, calçado e gifts, como a escapatória para um crescimento sustentável.

Por outro lado, face à fraca capacidade de financiamento das PME, estas revelam estratégias para resistirem aos tempos de crise e até alargarem os seus mercados, sempre com olhos postos na internacionalização.

@ Actual!dades

Sem comentários: