quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Continua a febre das grandes superfícies

Depois da abertura de mais um centro comercial na região, é tempo de olhar em redor e prever o futuro. Há muito tempo que um conjunto de estabelecimentos de encontram licenciados para Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, continuando um processo pendente no concelho feirense, mas agora sabe-se que há um novo projecto para S. João da Madeira.
Ora, nos próximos meses Oliveira de Azeméis poderá assistir à abertura de uma loja Feira Nova e outra E.Leclerc, ambas bem próximas de 2000 metros quadrados de ABL. Em Santa Maria da Feira, o Intermarché de Canedo está bem encaminhado, assim como o complexo da Sonae a nascer em Mozelos (Modelo, Worten e Modalfa). Mas não ficamos por aqui.
O Forum Santa Maria da Feira verá o início da construção dentro de dias e para o norte do concelho já é pública a intenção da construção de um pequeno centro comercial em Gião, que continua alvo de muitas dúvidas e reticências.
Mais certo, mas nem por isso definido, pelo menos no que respeita à informação pública, está o shopping de Espargo. A nova Exponor não será mais do que um gigantesco centro comercial, que inclui um número abismal de pavilhões de exposições.
Depois de tudo isto, recentemente, a Câmara de Oliveira revelou a intenção de abrir concurso para a instalação de um centro comercial de dimensões relevantes no seu concelho, defendendo assim a perda de competitividade. Mas isto não é tudo... sabe-se que muitos outros projectos começam a surgir, uns mais válidos, outros que nunca deixaram de ser projectos, mas a verdade é que já muito se falou na instalação de um Intermarché, Bricomarché, Stationmarché e Vetimarché em São João de Ver e agora é pública a instalação de um Retail Park em São João da Madeira, que se avançar contará com um hipermercado Carrefour. Quanto ao Intermarché, estamos no campo dos comentários, mas no que respeita ao Carrefour a intenção é séria e já na próxima semana o assunto será discutido na Comissão de Desenvolvimento Regional, juntamente com outros 10 pedidos de instalação para a área metropolitana do Porto.

3 comentários:

Anónimo disse...

tens alguma coisa contra os sãojoanenses?

Bruno Costa disse...

A febre refere-se a toda a região e não apenas a S. João.
E também não estou contra a febre... apenas a constatar um aumento brutal da concorrência, que é sempre bom!

Anónimo disse...

afinal de contas o sao joao retail park nao pode ser com o carrefour