domingo, 14 de outubro de 2007

Piscina mais ecológica

«A piscina municipal de Santa Maria da Feira vai receber a primeira pilha de hidrogénio do país produzida pela AGNI, empresa internacional líder na tecnologia de pilhas de combustível. Este dispositivo electroquímico permitirá uma redução na factura de energia deste complexo desportivo na ordem dos 40 %. A autarquia não fará qualquer investimento, já que o equipamento, orçado em 400 mil euros, é amortizado ao longo de sete anos com as verbas provenientes da poupança energética alcançada. O contrato para a instalação é assinado depois de amanhã.
Se tudo correr como esperado, o sistema pioneiro de produção de energia através de uma pilha de hidrogénio estará a funcionar, em pleno, no inicio do próximo ano. A garantia é dada por Paulo Sérgio, administrador da Empresa Municipal Feira Viva, entidade que gere o equipamento.
De acordo com este responsável, a pilha terá capacidade para substituir o actual sistema de caldeiras a gás e ligação eléctrica à EDP, por um modelo designado de "co-geração" que assegurará o funcionamento da piscina municipal e respectivas instalações, incluindo sistemas mecânicos de bombagem, iluminação, balneários e aquecimento de águas.»
in JN

Sem comentários: