domingo, 6 de janeiro de 2008

Carros velhos deixam a porta das esquadras do Grande Porto...

...e estacionam na Feira.
Segundo o que anuncia o JN de hoje, o concelho feirense irá em breve receber todos os carros do comando metropolitano da PSP. O PERM é o local escolhido para armazenar os veículos apreendidos pela Polícia de Segurança Pública em toda a Área Metropolitana do Porto. Já que o lixo vem para a Feira, que não se esqueçam dos feirenses para a instalação da anunciada nova Secção da Polícia.

«Carcaças de automóveis e motas ferrugentas e envelhecidas pelo passar do tempo, amontoadas no paralelo enegrecido pelo óleo e pelo lixo que resiste entre os rodados. O cenário na Rua de Mouzinho da Silveira, no Porto, já passa despercebido aos transeuntes, habituados à presença das máquinas degradadas à guarda das autoridades na Esquadra da PSP do Infante. No entanto, esta imagem repete-se à porta de quase todas as esquadras da Área Metropolitana do Porto.»
«A solução definitiva ficará em Santa Maria da Feira, para onde está projectada a instalação de um Parque Empresarial de Reciclagem de Materiais. A realização do estudo prévio do equipamento mereceu um pequeno financiamento comunitário e estima-se que a construção possa ser contemplada com fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A recolha das viaturas, que estão à guarda das autoridades policiais, será uma das valências do parque.»
«Emídio Gomes explica que as autarquias poderão ceder os espaços e a Junta fará um pequeno investimento para adaptá-los à nova vocação. A segurança seria custeada pelo Governo, tal como sucede actualmente com os automóveis e as motas paradas à porta das esquadras. O administrador da Junta Metropolitana espera encontrar essas áreas provisórias até final de Fevereiro, para depois estabelecer um protocolo com o Governo, tendo em mente que, no futuro, as viaturas serão removidas para o futuro parque em Santa Maria da Feira.»
«O vereador Lino Ferreira não tem dúvidas de que todos teriam a ganhar com a criação de um espaço adequado que retire as velhas viaturas da porta das esquadras. "O Estado pouparia dinheiro e recursos", entende o autarca portuense. E esse equipamento poderia servir, também, as câmaras, albergando temporariamente os automóveis abandonados que os serviços municipais recolhem nas ruas dos concelhos e que aguardam abate.»

Sem comentários: