quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Hospitais de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis podem fechar portas...

...e ser substituídos por uma nova unidade de saúde, mais moderna, no seguimento do processo de criação do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga. Para já pouco se sabe, sendo que apenas se tem falado que o novo edifício será erguido no concelho oliveirense. O ainda director do Hospital S. Sebastião (uma vez que apresentou a sua demissão) também já fala no assunto.

«Os hospitais de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis deverão encerrar em consequência do surgimento de um centro hospitalar que servirá os concelhos do Entre Douro e Vouga. Hugo Meireles, director do hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, considera aquelas duas unidades "desadequadas" e fala na construção de um novo edifício. Os presidentes das câmaras estão a par de todo o processo.
Depois de ter confirmado, ao JN, que um grupo de trabalho está já a estudar a criação do futuro centro hospitalar, Hugo Meireles referiu esta semana a intenção de fechar os hospitais de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis. Em declarações ao semanário "Correio de Azeméis", o responsável afirma que a nova unidade deverá ficar num local "entre esses dois concelhos".
Hugo Meireles diz que se trata de uma unidade construída de raiz, vocacionada para a Cirurgia de Ambulatório e para internamento de Medicina, "estando a ser estudado também a eventualidade da implementação do internamento de Psiquiatria".
O administrador confirma, ainda, que há disponibilidade das duas autarquias para ceder terreno para a construção da nova unidade. Contudo, não terão ainda sido efectuados contactos formais entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), entidade que vai gerir o processo, e as câmaras. As mudanças a implementar estarão a ser estudadas em conjunto com os directores dos três hospitais sem qualquer "incompatibilidade", garante Hugo Meireles.
Em declarações anteriormente proferidas ao JN, Hugo Meireles tinha afirmado que a criação do centro hospitalar vai permitir uma melhor reorganização dos serviços hospitalares prestados no Entre Douro e Vouga, região composta por Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Arouca, Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira. A valência de Oncologia é um dos exemplos apontados como uma mais-valia que o S. Sebastião poderá prestar aos utentes do Entre Douro e Vouga, assim como a especialidade de Ortopedia que deverá contar com cuidados mais diferenciados.
O JN tentou ouvir o presidente da Câmara de S. João da Madeira, Castro Almeida, mas não foi possível recolher qualquer informação. O gabinete de Imprensa informou que o autarca se encontra no estrangeiro.» in JN

Sem comentários: