quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Dito e Feito!

Com tanto atraso, mudanças e sabe-se lá mais o quê, o shopping de S. João lá abriu antes mesmo das obras do Forum Santa Maria da Feira terem início. É então altura de lançar questões... porquê tanto tempo de arrasto com o projecto? É verdade que a empresa responsável sofreu grandes remodelações, fruto de uma gigantesca operação comercial, mas os projectos em Portugal nunca pararam... Viseu e Coimbra abriram no prazo e Castelo Branco prepara-se para fazer o mesmo. Mas na Feira o caso é outro... a apresentação à imprensa que decorreu em Setembro de 2006 anunciou a data de abertura para Outubro do próximo ano (2008), mas com um prazo de execução de 2 anos, ou seja, já leva um ano de atraso. Muita coisa pode mudar, mas a única verdade é que o primeiro shopping a ser projectado para a região EDV continua no papel, enquanto dois projectos posteriores já se encontram a funcionar!
Não será a burocracia e pouca receptividade da autarquia a este tipo de projectos o principal motivo dos atrasos? Será um projecto arquitectónico razão para tamanha demora?
Sinceramente não me parece que a arquitectura seja a razão. O documento datado de há um ano já apresenta o projecto final do shopping, mas se recordarmos declarações recentes (Primavera), a autarquia apontava para Maio deste ano o desfecho do projecto nos seus corredores. Será mais uma das milhentas ampliações ainda em projecto... ou mais um exigência para atrasar o projecto? Restam as dúvidas e um certeza, Santa Maria da Feira continua dependente dos concelhos vizinhos a nível comercial... e por largos meses irá continuar.
Pelas últimas "cusquices", aponta-se para o próximo mês o início definitivo da obra, mas com tantas datas já vencidas, mais parece que estamos a falar do projecto de ampliação do Europarque. Esperemos para ver... mas entretanto uma outra questão me salta: não será isto um acto de espionagem comercial? Esperar pela concorrência para se sobrepor. Talvez, até porque a área de vendas dos shoppings da zona, ao longo do tempo foram sendo alvo de grandes alterações... sempre a crescer!

Sem comentários: