domingo, 30 de setembro de 2007

Urgência de S. João da Madeira Encerra Amanhã

Prepara-se o caos na "nova" Urgência do Hospital São Sebastião. A partir de amanhã os doentes mais graves começam a ser transferidos para a Urgência Médico-Cirúrgica da Feira, ficando em S. João a funcionar um serviço básico, até estarem terminadas as negociações com a autarquia.
A cumprir-se o que pretende o Ministério da Saúde, a S. João da Madeira será atribuído apenas um serviço de consulta aberta nas instalações do hospital, que encerrará durante a noite. Assim que isto aconteça ainda mais doentes terão de recorrer à já congestionada urgência do S. Sebastião.

«Aurgência médico-cirúrgica do Hospital de S. João da Madeira vai encerrar amanhã, passando os doentes a ser transferidos para o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira. A informação é avançada pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN). Sobre a valência de Medicina Geral, que também era prestada naquele local, nada é dito.
Mas o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida, garante que as negociações não estão terminadas, devendo manter-se o atendimento básico. S. João da Madeira recebe a Obstetrícia/Ginecologia que funcionavam no Hospital S. Miguel, em Oliveira de Azeméis.
Segundo a ARSN, na próxima segunda-feira, "deixará de existir (...) o apoio de ortopedia e cirurgia geral". Os doentes que necessitem dos cuidados urgentes nestas especialidades serão "orientados para o S. Sebastião"
Contudo, poderão ser reenviados para S. João da Madeira se necessitarem de ser operados no âmbito da Cirurgia Ortopédica.
A urgência do Hospital dispunha, ainda, de atendimento de Medicina Geral, mas o comunicado não fala na sua continuidade nem na possibilidade de o mesmo passar ser transformado numa consulta de clínica geral a funcionar entre as oito horas e a meia-noite, da responsabilidade do Centro de Saúde, como vinha sendo anunciado.
Mais consultas externas
Na missiva é, ainda, informado que os especialistas de Obstetrícia/Ginecologia e Anestesista do Hospital de Oliveira de Azeméis "passam a desenvolver a actividade no Hospital de S. João da Madeira", possibilitando "a realização de consultas, meios complementares de diagnóstico e cirurgias nesta instituição".
Dentro das "contrapartidas" da reorganização hospitalar, o Hospital de S. João da Madeira deverá ver aumentado o funcionamento das consultas externas e das cirurgias do ambulatório e passará a disponibilizar meios complementares de diagnóstico e terapêutica aos utentes que sejam encaminhados pelos médicos do Centro de Saúde.
O director do Hospital, Luís Matias, não se mostrou disponível para prestar qualquer esclarecimento, alegando desconhecer o comunicado da ARSN.
Mas o presidente da Câmara esclarece que os utentes de Clínica Geral vão continuar a ser recebidos "enquanto prosseguem as negociações com o Ministério da Saúde" .»

in Jornal de Notícias

Sem comentários: