terça-feira, 11 de setembro de 2007

99 anos de Vouguinha

«Ferroviários reformados e no activo assinalam dia 23, em Santa Maria da Feira, o 99º aniversário da Linha do Vale do Vouga, que liga Espinho a Sernada do Vouga, onde circulou o popular “Vouguinha”.
Fonte da organização da iniciativa disse ontem à Lusa que o encontro deverá reunir cerca de duas centenas de participantes no parque do Rossio de Santa Maria da Feira, sendo celebrada missa, na igreja matriz. O troço entre Espinho e Oliveira de Azeméis foi inaugurado em 23 de Novembro de 1908, sendo considerado na altura um factor preponderante para a aproximação dos núcleos urbanos que englobam Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira.
Segundo o “Correio da Feira”, de 28 de Novembro de 1908, “cerca de 20 mil pessoas acorreram à Vila da Feira para aplaudir El-Rei D. Manuel II, na inauguração do troço entre Espinho e Oliveira de Azeméis, da Linha do Vale do Vouga”. “Sua Majestade tinha saído de Espinho, sob um sol escaldante e cerca das 12h30, depois de um almoço festivo no salão Nobre da Assembleia de Espinho”, refere-se na “Monografia do Vale do Vouga”, que cita o “Correio da Feira”
António Oliveira, um dos membros da organização e antigo ferroviário da Linha do Vale do Vouga, onde circulou o popular “Vouguinha”, realçou a importância do encontro para quem “passou e passa a vida dentro de comboios ou nas estações de caminhos-de-ferro”. O antigo ferroviário, que chegou a chefiar as estações de S. João de Ver e de Paços de Brandão, espera que o centenário da Linha do Vale do Vouga seja assinalado, no próximo ano, “com expressão devida”. A celebração dessa data será também objecto de publicação de uma revista, com apoio de patrocínios e de publicidade de várias empresas da região. »

in Primeiro de Janeiro

Sem comentários: