
Para lá dos stands de exposição promocionais de algumas universidades e institutos politécnicos, a FEUP apresentou algumas das suas mais recentes "engenhocas", quem sabe não sejam futuros objectos do dia-a-dia?
Das fotografias aos desenhos, passando por engenheiros FEUP famosos, lá se chega ao Café Científico, onde cientistas e público debateram alguns temas pertinentes... confesso que a minha ciência ficou na faculdade e essa zona ficou esquecida... assim como a sala de reuniões bilaterais, inovação e empreendedorismo. Mas havia muito mais para fazer!
Como o tempo era pouco e havia que aproveitar todas as actividades, era essencial procurar workshops interessantes: dança, karaoke, dinâmicas de grupo, neuróbica, relaxamento e muito mais fizeram de uma simples noite de sexta-feira um mundo de oportunidades. O único senão foi a pouca adesão de público. Mesmo com tudo isto de borla, os feirenses quiseram ficar de fora e a interacção de investigadores com o público ficou aquém das expectativas. Talvez a ciência ainda não seja apelativa ou o público ainda associe investigadores a gente maluca... mas a experiência prova o contrário. Esperemos que numa próxima oportunidade o público adira em massa a um evento que deixa marcas muito positivas.
Para além do evento fica a marca positiva para o nome de Santa Maria da Feira lá fora. Em 29 paises, 150 cidades participaram na iniciativa, mas apenas meia dúzia tiveram direito a destaque no site da UE... e Santa Maria da Feira foi uma delas.
«Europe is about to celebrate its researchers for the third time since 2005: more than 150 cities will organised "Researchers' night", from Riga to Naples, from Bucharest to Santa Maria da Feira, from Izmir to Reykjavik … 29 countries (Member and Associated states) will invite the public to join the researchers and have fun.»
São marcas muito positivas... agora resta a esperança de em 2008 voltar a ter a "European Researchers’ Night" em Santa Maria da Feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário