"A nossa expectativa é que a obra seja ainda lançada na nossa legislatura", disse.
Paulo Campos, que presidiu hoje à assinatura do contrato para o projecto da EN 223/EN326, ligando Santa Maria da Feira a Mansores (concelho de Arouca), sublinhou que a chamada via estruturante se enquadra "num conjunto de investimentos que irão 'desencravar' o panorama rodoviário da região".
O projecto destina-se à execução de um troço de 23 quilómetros que vai custar cerca de 120 milhões de euros.
O presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves, apelidou a via estruturante como "a mãe de todas as obras", uma das prioridades de sucessivos executivos camarários.
"Arouca é o único concelho da região que não tem uma ligação aos principais eixos rodoviários do país", considerou o autarca, sublinhando que "a nova via não é só importante para a população local, como também para toda a região Norte".
Para o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, a conclusão da via estruturante representa "a resolução de um problema sentido há muito" nos dois concelhos do Norte do distrito de Aveiro.
"É mais um passo que está a ser dado e esperamos que haja vontade política para avançar com a obra", referiu o autarca.
O primeiro troço da via estruturante que vai ligar Arouca ao litoral foi inaugurada, em 2004, pelo então secretário de Estado das Obras Públicas, Jorge Costa.
O troço liga a vila de Arouca a Nogueiró, na freguesia de Urro.
Rasgada sobre um terreno acidentado e densamente povoado, a primeira fase da via estruturante, que vai ligar o centro da vila de Arouca à freguesia de Mansores, tem cerca de 10 quilómetros e conta com três viadutos e uma ponte.
O custo final da primeira fase rondou os 40 milhões de euros.
Para que as aspirações arouquenses fiquem integralmente satisfeitas, falta concretizar um troço de 18 quilómetros, de Mansores ao nó de auto-estrada em Santa Maria da Feira.»
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