sábado, 15 de setembro de 2012

Bloggers de viagens surpreendidos na Feira

Oito bloggers internacionais de viagens escolheram o destino Santa Maria da Feira e ficaram surpreendidos com as experiências que lhes foram proporcionadas. E já as partilharam nas redes sociais.

Visitaram o Museu do Papel e experienciaram a arte de produzir papel de forma artesanal. Conheceram a Igreja Matriz e o espólio do Museu Convento dos Lóios. Percorreram o centro histórico e degustaram fogaça. Rumaram ao Castelo para conhecer os recantos do ex-libris feirense e participaram numa ceia medieval, trajados à época.
Este grupo de oito bloggers de viagens, naturais da Suécia, Canadá, Austrália, Polónia, Nova Zelândia, Eslováquia e Inglaterra participaram no congresso internacional TBU – Travel Bloggers Unite, que se realizou no Porto, entre 7 e 9 de setembro, organizado pela Associação de Turismo do Porto e Norte (ATPN). Santa Maria da Feira foi um dos destinos propostos para as visitas educacionais pós-conferência. O grupo visitou o território no dia 11.

“Foi mais uma forma de promovermos internacionalmente aquilo que de melhor temos para oferecer, ao nível de equipamentos turísticos, eventos culturais e gastronomia”, refere a vereadora do Turismo, Teresa Vieira, que reforça a importância desta nova forma de promoção turística, em que o próprio viajante é promotor de destinos, através de vários canais sociais e em diferentes plataformas de publicação internacionais.
“Cada vez mais é o próprio turista que planeia e organiza as suas viagens, escolhe os destinos em função das suas pesquisas e daquilo que é diferenciador”, sublinha a responsável pela pasta do Turismo, visivelmente satisfeita com a forma como os bloggers participaram nas atividades propostas, em particular na ceia medieval, marcada por uma permanente interação com os grupos de animação. No final da visita, os oito viajantes confessaram que não estavam à espera de uma experiência tão enriquecedora e interativa como a que lhes foi proporcionada. No facebook da eslovaca Alexandra Covacova pode ler-se: “tive a melhor noite da minha vida, com um grupo de pessoas fantásticas no Castelo de Santa Maria da Feira, de regresso aos tempos medievais”. Os artigos de fundo sobre os diferentes destinos serão, entretanto, publicados nos blogues de cada um dos viajantes.
Helena Gonçalves, diretora executiva da ATPN, confirmou que “de acordo com os posts já publicados, a noite em Santa Maria da Feira foi, sem dúvida, a melhor experiência temática que o grupo já vivenciou até hoje” e classificou a ceia medieval como “um evento distinto, que muito contribuirá para a promoção internacional do destino”. “É convicção desta associação que somente iniciativas conjuntas e sinergias que visam o fortalecimento do destino tornam possível a captação e aumento significativo do turismo internacional no Porto e Norte de Portugal”, acrescenta a diretora executiva da ATPN.
“Esta ação foi um sucesso graças àquilo que nos distingue, que é o envolvimento local. Percebendo a importância desta visita para a promoção do território, um conjunto de parceiros associou-se a esta iniciativa, proporcionando uma experiência diferente, que surpreendeu este grupo de viajantes internacionais”, remata a vereadora do Turismo.

Dinamizada pela Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira e Câmara Municipal, esta visita educacional contou com a colaboração do Museu do Papel, Museu Convento dos Lóios, Comissão de Vigilância do Castelo, empresa municipal Feira Viva, Federação das Coletividades do Concelho, Museu Vivo da Fogaça, Art’Encena, Milícia de Santa Maria, grupo de danças Corte de Villa da Feira, músico João Carlos Soares, e atores Miguel Branca, André Reis e Joel Reis.

Sem comentários: