Oito bloggers internacionais de viagens escolheram o destino Santa Maria
da Feira e ficaram surpreendidos com as experiências que lhes foram
proporcionadas. E já as partilharam nas redes sociais.
Visitaram o Museu do Papel e experienciaram a arte de produzir papel
de forma artesanal. Conheceram a Igreja Matriz e o espólio do Museu
Convento dos Lóios. Percorreram o centro histórico e degustaram fogaça.
Rumaram ao Castelo para conhecer os recantos do ex-libris feirense e
participaram numa ceia medieval, trajados à época.
Este grupo de
oito bloggers de viagens, naturais da Suécia, Canadá, Austrália,
Polónia, Nova Zelândia, Eslováquia e Inglaterra participaram no
congresso internacional TBU – Travel Bloggers Unite, que se realizou no
Porto, entre 7 e 9 de setembro, organizado pela Associação de Turismo do
Porto e Norte (ATPN). Santa Maria da Feira foi um dos destinos
propostos para as visitas educacionais pós-conferência. O grupo visitou o
território no dia 11.
“Foi mais uma forma de promovermos internacionalmente aquilo que de
melhor temos para oferecer, ao nível de equipamentos turísticos, eventos
culturais e gastronomia”, refere a vereadora do Turismo, Teresa Vieira,
que reforça a importância desta nova forma de promoção turística, em
que o próprio viajante é promotor de destinos, através de vários canais
sociais e em diferentes plataformas de publicação internacionais.
“Cada
vez mais é o próprio turista que planeia e organiza as suas viagens,
escolhe os destinos em função das suas pesquisas e daquilo que é
diferenciador”, sublinha a responsável pela pasta do Turismo,
visivelmente satisfeita com a forma como os bloggers participaram nas
atividades propostas, em particular na ceia medieval, marcada por uma
permanente interação com os grupos de animação. No final da visita, os
oito viajantes confessaram que não estavam à espera de uma experiência
tão enriquecedora e interativa como a que lhes foi proporcionada. No
facebook da eslovaca Alexandra Covacova pode ler-se: “tive a melhor
noite da minha vida, com um grupo de pessoas fantásticas no Castelo de
Santa Maria da Feira, de regresso aos tempos medievais”. Os artigos de
fundo sobre os diferentes destinos serão, entretanto, publicados nos
blogues de cada um dos viajantes.
Helena Gonçalves, diretora
executiva da ATPN, confirmou que “de acordo com os posts já publicados, a
noite em Santa Maria da Feira foi, sem dúvida, a melhor experiência
temática que o grupo já vivenciou até hoje” e classificou a ceia
medieval como “um evento distinto, que muito contribuirá para a promoção
internacional do destino”. “É convicção desta associação que somente
iniciativas conjuntas e sinergias que visam o fortalecimento do destino
tornam possível a captação e aumento significativo do turismo
internacional no Porto e Norte de Portugal”, acrescenta a diretora
executiva da ATPN.
“Esta ação foi um sucesso graças àquilo que
nos distingue, que é o envolvimento local. Percebendo a importância
desta visita para a promoção do território, um conjunto de parceiros
associou-se a esta iniciativa, proporcionando uma experiência diferente,
que surpreendeu este grupo de viajantes internacionais”, remata a
vereadora do Turismo.
Dinamizada pela Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira e Câmara
Municipal, esta visita educacional contou com a colaboração do Museu do
Papel, Museu Convento dos Lóios, Comissão de Vigilância do Castelo,
empresa municipal Feira Viva, Federação das Coletividades do Concelho,
Museu Vivo da Fogaça, Art’Encena, Milícia de Santa Maria, grupo de
danças Corte de Villa da Feira, músico João Carlos Soares, e atores
Miguel Branca, André Reis e Joel Reis.
Sem comentários:
Enviar um comentário