sábado, 22 de setembro de 2012

Quase meia centena de espetáculos nos Encontros com a Música

Para assinalar o Dia Mundial da Música (1 de outubro), o Município de Santa Maria da Feira promove, pelo terceiro ano consecutivo, o evento “Encontros com a Música” que inclui a realização de cerca de cinquenta espetáculos, entre 1 e 7 de outubro, em diferentes locais do Concelho, todos eles protagonizados por grupos e associações locais.


No dia 1 de outubro, a programação arranca com o espetáculo “Pedro e o Lobo”, pelo Teatro de Sombras, no Museu de Santa Maria de Lamas, às 10h00 e 14h30 (este espetáculo repete nos dias seguintes) e com o concerto de Paulo Dávila, no Centro Escolar de Louredo, pelas 10h00. Pelas 18h00, a Unidade de Saúde Familiar Santa Maria da Feira vai ser palco do espetáculo de Violino e Piano, por Francisco Pinto e Cristina Santos, respetivamente. Às 21h30, haverá Clarinetíssimo Ensemble, nos claustros do Museu Convento dos Lóios e, pelas 22h00, Pedro Piaf atua no Transat II.

No dia 2 de Outubro, pelas 10h00, a EB 2,3 de Lobão vai ser palco de um concerto dos Dr1ve e o Castiis, em Sanguedo, palco do espetáculo “Viver a Música”, com Manuela Ferreira e Olga Ferreira. As Termas das Caldas de S. Jorge acolhem, pelas 11h30, o concerto Thr3bone, por Élson Pinho, Fábio Matos e Renato Reis. Durante a tarde, 14h30, o Coro do Centro de Dia d´o Abrigo atua no auditório da Junta de Freguesia de Santa Maria de Lamas.

Joana Andrade e os Dagma dão um concerto na EB 2, 3 Argoncilhe, no dia 3 de outubro, pelas 10h00. Neste dia, haverá ainda, pelas 11h00, Música para a primeira Infância, pela Escola de Música de Canedo, na antiga escola primária de Framil Canedo.

A 4 de outubro, pelas 11h45, Ricardo Azevedo atua na EB 2,3 do Cavaco. Às 12h45, Élson Pinho, Fábio Matos e Renato Reis apresentam Thr3bone, na cantina da Câmara Municipal. Pelas 18h00, um concerto de Suzuki de Violino, pelo Orfeão da Feira, será palco no hipermercado Pingo Doce. Destaque também para o III Encontro de Coros, na Igreja dos Passionistas, pelas 21h30, evento que conta com a participação da Juventude de Sanguedo, Cirac – Paços de Brandão, Associação Musical Oleirense, CCR Orfeão da Feira e da Casa da Gaia – Argoncilhe. Música na Alma é o nome do concerto que encerra este dia, pelas 22h00, na Praça Gaspar Moreira.

No dia 5 de outubro, a Banda Musical de S. Tiago de Lobão, Banda de Música dos bombeiros Voluntários de Arrifana, Banda Marcial do Vale e a Sociedade da Banda Musical de Souto dão voz ao XII Encontro de Bandas, pelas 15h00, no Monte da Senhora da Piedade, em Canedo. Pelas 21h30, no Museu de Santa Maria de Lamas haverá um Ensemble de Clarinetes e uma Orquestra de Cordas, ambos pela Academia de Música de Paços de Brandão. Um concerto de Bandas de Garagem (The Blind,100sentidos e Twinchargers) no cineteatro António Lamoso marca também esta noite, bem como a atuação da Tuna de S. Paio de Oleiros, na sua sede.

No dia 6 de outubro, a Tuna Feminina do Isvouga atua, pelas 8h00, no Mercado Municipal de Santa Maria da Feira. A partir das 14h00, haverá uma Demonstração de Instrumentos, pelo Grupo Musical Estrela de Argoncilhe, no Largo da Igreja de Argoncilhe. Também às 14h00, a Tuna Académica do Ispab – Loco-Mui-Tuna, atua na Casa Ozanam, enquanto a Academia de Música de Paços de Brandão apresenta Flaututti no hospital S. Sebastião, às 14h30. Pelas 15h00, David Xavier apresenta um espetáculo na Associação do Centro Social de Escapães, a Tuna Académica do Isvouga – Partituna – atua no Centro Social de Souto e o Centro de Cultura e Desporto de Fiães apresenta “Chapéus à muitos” na Associação Pôr do Sol, em Mosteirô. Pelas 18h00, Banda Juvenil do Vale atua na Praça Gaspar Moreira. A noite é pontuada pela realização de três espetáculos, com início às 21h30: Mediaevus Chorus – Coral Polifónica da Cruz no Museu de Santa Maria de Lamas; Orquestra Sinfónica de Jovens da Feira na Igreja de Rio Meão; “Chapéus à muitos” no Centro de Cultura e Desporto de Fiães (Música Tradicional Portuguesa).

O dia 7 começa com a atuação do A Rua´Da, no Largo da Feira de Santa Maria de Lamas, pelas 10h00. Durante a tarde, 15h00, a Academia de Música de Paços de Brandão apresenta Violiníssimos, no Zoo de Lourosa, e o Museu do Papel é palco de um concerto do Quarteto Saxofour (Ana Sousa, Jessica Belinha, Mariana Silva e Miguel Pereira). À mesma hora, a antiga escola primária de Framil, Canedo, é palco do concerto “Entre o Clássico e o Jazz”, pela Escola de Música de Canedo. Pelas 16h00, haverá um Arraial Popular, dinamizado pelo GDC Mozelos, no Parque Monte Murado, em Mozelos. A Orquestra Juvenil de Lobão encerra a terceira edição dos Encontros com a Música com um concerto junto à Casa do Moinho, em Santa Maria da Feira, pelas 16h30.

Com os “Encontros com a Música”, o Município pretende envolver os diversos agentes locais ligados à Música, promover a diversidade de formações existentes e a qualidade musical que prolifera no Concelho, bem como descentralizar a oferta cultural, levando espectáculos gratuitos a diferentes freguesias, alguns deles em espaços públicos onde é rara a apresentação de eventos musicais.

Sem comentários: