quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Museu do Papel partilha experiências na Croácia com outros museus premiados


Na qualidade de “Melhor Museu Português de 2011”, o Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão, vai participar na conferência internacional “The Best in Heritage 2012”, que se realiza em Dubrovnik, na Croácia, de 27 a 29 de setembro. O objetivo é partilhar boas práticas e novas abordagens que resultam em casos de sucesso que merecem o reconhecimento do público e dos visitantes.


O “The Best in Heritage” é a única conferência internacional anual que reúne os museus e projetos de conservação premiados pelo seu contributo na defesa do património cultural a nível mundial, assim como dos países e comunidades onde estão inseridos.

São vários os participantes, oriundos de diferentes países e regiões do mundo, que vão apresentar os seus museus ou projetos, destacando-se a apresentação dos galardoados em 2011 com o prémio “Melhor Museu da Europa”, atribuído pelo European Museum Forum, e “Prémio Micheletti”, para além de outras menções nacionais e internacionais de relevo.

O Museu do Papel Terras de Santa Maria vai apresentar-se a 28 de setembro perante os participantes deste encontro internacional como um museu industrial em atividade, em que todas as ações educativas, visitas guiadas permanentes, e produção e fabrico de papel demonstram a simultaneidade que um espaço museológico e industrial proporciona a todos aqueles que o visitam ou participam nas atividades propostas.

Esta característica única do Museu do Papel Terras de Santa Maria foi reconhecida pela APOM com a atribuição do prémio “Melhor Museu Português de 2011” e está na base do convite efetuado pela organização do “The Best in Heritage 2012”, possibilitando a partilha desta forma única de ser museu com outros museus e profissionais de museologia e património de todo o mundo.

Esta 11ª edição do “The Best in Heritage 2012” conta com o apoio de instituições de alto reconhecimento internacional, como a Europa Nostra, o ICOM, o ICOMOS e a UNESCO.



Sem comentários: