domingo, 16 de setembro de 2012

Rede Europeia de Territórios Corticeiros reúne-se na Feira

O encontro anual da RETECORK – Rede Europeia de Territórios Corticeiros vai realizar-se em Santa Maria da Feira, nos dias 20 e 21 de setembro. Do programa fazem parte as reuniões da Comissão Executiva e Assembleia-Geral, a realizar no ISVOUGA – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, e uma visita a uma empresa de transformação de cortiça do Concelho.

O município feirense é um dos 66 associados desta rede, criada em 2006 em Espanha, para impulsionar o diálogo e a colaboração entre os territórios que entendem a cortiça como um elemento estratégico de desenvolvimento local a defender e promover.
Para além da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, fazem parte RETECORK mais duas entidades sediadas no Concelho: a APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça e CTCOR – Centro Tecnológico de Cortiça.
Portugal, Espanha, França e Itália são os quatro países que integram esta rede europeia, que tem como objetivos: defender os interesses dos territórios corticeiros, com o fim de contribuir para o seu desenvolvimento sustentável numa perspetiva socioeconómica, cultural e ambiental; assegurar que a atividade corticeira continue a ser um importante recurso de desenvolvimento local; estabelecer estratégias conjuntas de trabalho, no âmbito da promoção económica, do fomento da ocupação e da competitividade e da abertura recíproca dos mercados internacionais.

Sem comentários: