segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lourosa: Monumento de homenagem a bombeiros vandalizado

O monumento de homenagem aos elementos dos Bombeiros Voluntários de Lourosa falecidos nas últimas décadas foi parcialmente destruído na madrugada de ontem, apenas algumas horas antes da cerimónia que pretendia assinalar o momento. O incidente provocou uma onda de indignação no quartel, mas, ainda assim, a estátua foi inaugurada. 
Durante a madrugada, desconhecidos aproveitaram um momento de distracção para entrarem no quartel com uma viatura e, uma vez lá dentro, vandalizarem o monumento. 
Fonte dos bombeiros explicou que, pouco depois das duas horas, a central recebeu um telefonema, alertando para um incêndio, que, afinal, não existia. Algum tempo depois, o turno da noite saiu para uma ocorrência e, enquanto a operadora da central transmitia o acontecimento ao Centro Distrital de Operações e Socorro, uma viatura invadiu o parque de estacionamento do quartel e destruiu o monumento. A cúpula em metal foi puxada com uma corda que estava presa à viatura e ficou destruída. Ficaram, também, feitas em pedaços as peças de mármore que ornamentavam a obra e rodeavam o busto de bronze de um bombeiro. 
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lourosa, Joaquim Cardoso, acredita que os responsáveis conhecem bem a rotina das operações e acredita que os alvos foram a direcção e todos os bombeiros, e não o furto, já que a estátua brônzea permaneceu intacta. “É um acto de vandalismo contra todos nós”, considerou. 
Os prejuízos são avultados e o episódio entristeceu toda a corporação, mas isso não impediu que a cerimónia de homenagem aos bombeiros e o descerrar do monumento se realizassem.

@ Diário de Aveiro

1 comentário:

Anónimo disse...

Vinganças fora de sítio.