terça-feira, 25 de outubro de 2011

NephroCare Portugal, SA suspende tratamento a doentes renais portadores de hepatite B

A empresa NephroCare Portugal, SA, detentora de unidades de diálise, vai deixar de tratar, já a partir de Novembro, os doentes renais portadores de infecção pelo vírus da hepatite B. A denúncia foi feita hoje pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) que considera a medida “rude, drástica e prepotente”. 

“Esta medida, absolutamente louca do ponto de vista ético e técnico, tem por base a contenção de custos a que as empresas de diálise se auto-submeteram após a redução de preço compreensivo imposto por despacho recente”, denuncia o SIM. 
A Inspecção-Geral das Actividades da Saúde (IGAS) já fez saber que abriu um processo de investigação à situação denunciada pelo Sindicato Independente dos Médicos. Segundo informou ao PÚBLICO o Ministério da Saúde, o processo de investigação foi instaurado após o SIM ter enviado para a IGAS documentação “sobre a empresa NephroCare e a sua comunicação sobre limitação futura de diálise aos portadores de vírus Hepatite B”, segundo informação disponibilizada pelo sindicato no seu site. 
O ministério não avança com um número exactos dos doentes naquelas circunstâncias, mas as cartas que a empresa endereçou às administrações regionais de saúde fazem referência a 65 pacientes. 
Nas cartas que escreveu às administrações regionais de saúde, a NephroCare dá conta de que pretende desactivar a sala de diálise ao tratamento de doentes portadores do vírus da hepatite B nas suas clínicas de Faro, Coimbra Guarda, Viseu, Lisboa, Barreiro, Ponte da Barca, Braga, Gaia, Santa Maria da Feira e Maia (todas as que disponibilizam a técnica), a partir do próximo mês de Novembro, “sem que para tanto, tal comprometa a capacidade instalada nas referidas unidades, uma vez que o número de postos afectos ao tratamento daqueles doentes será direccionado para o tratamento de doentes não portadores daquele vírus”.

@ Público

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande resposta desta empresa ao roubo do Governo.