sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Maior presépio do mundo exposto em Santa Maria da Feira

Empresa Cavalinho tem em exposição as milhares de peças que, em 600 metros quadrados, compõem "o maior presépio do mundo do género", disse um diretor da marca de carteiras.





A empresa Cavalinho já tem em exposição as milhares de peças que, em 600 metros quadrados, compõem "o maior presépio do mundo do género", disse um diretor da marca de carteiras.
"Temos aqui uma obra quase de escala mundial", disse o diretor da fábrica de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, Manuel Jacinto Azevedo.
Através de pesquisas elaboradas na internet, o diretor refere que "não há nada que se lhe [presépio] compare em todo o mundo e também é isso que dizem os fabricantes estrangeiros que fazem a manutenção das peças do presépio".
O diretor da Cavalinho reconhece que em Espanha, na Jamaica e na Venezuela há presépios idênticos, mas garante que não têm a mesma dimensão, tantas cenas, tanto rigor e as peças sempre em movimento".

"Paixão" por presépios 
A estrutura nasceu há seis anos, quando Manuel Jacinto Azevedo decidiu materializar a "paixão" que sempre teve por presépios e cascatas sanjoaninas, e reuniu várias peças de artesanato no pequeno jardim da fachada da fábrica.
No ano seguinte, alargou o cenário à margem esquerda da empresa e em 2009 o presépio tinha já o dobro do tamanho.
Aproveitando uma nova construção em madeira em frente à empresa, acomodou aí 44 cenas da vida de Cristo, uma banda rock de pais natais, várias quedas de água, a Branca de Neve e os sete anões, e muitas outras curiosidades.

Presépio com Volta a Portugal em bicicleta 
Este ano, à linha do teleférico, à casa incendiada, à procissão de seis andores e às pistas de comboios juntam-se novidades como a sala dedicada à Virgem Maria e aos três pastorinhos, e uma Volta a Portugal em Bicicleta comentada "em direto" por um radialista da Antena 1.
A maioria dos cenários envolve lagos artificiais onde vivem já cerca de 200 peixes e o movimento das peças é ativado por sensores que "evitam o desperdício de energia" nos momentos de menor afluência de público.
Afinal, "nem é bom pensar" no investimento que o presépio representa para o diretor da Cavalinho, que suporta a maior parte da despesa a título pessoal, com "a grande ajuda dos funcionários da casa e de muitas pessoas amigas que se apaixonaram pelo projeto e trabalham à chuva e de madrugada para garantir que está sempre tudo operacional".
Os preparativos começam em junho e envolvem conhecimentos de engenharia, eletrónica, iluminação. Muitas peças são "pensadas, projetadas e encomendadas especificamente para o presépio", e as mais antigas obrigam a uma manutenção rigorosa, como acontece com "os comboios que só podem ser reparados na Alemanha".

Visita gratuita 
A visita ao presépio é gratuita e só no ano passado a mostra foi apreciada por 200 pessoas a cada cinco minutos.
"Recebemos visitas de infantários, grupos de catequese e excursões de idosos, e no ano passado até cá tivemos 21 pessoas que, através de um fornecedor nosso, vieram de Itália de propósito para ver o presépio", disse. 

@ Expresso

Sem comentários: