terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Prémios Krónikas Feirenses 2011



Como já vem sendo hábito, nos últimos 5 anos, o Krónikas Feirense ponderou os dados do ano... reuniu os mais marcantes... e chegou a conclusões formais. Os destaques pela positiva e pela negativa, os factos e pessoas que, na perspectiva deste blogue, marcaram o ano 2011 em Santa Maria da Feira são, agora, alvo de distinção.

Prémio Batata Podre
[Bronca do Ano]

AEP [Processo Europarque]
Já se perdeu a conta à duração do processo Europarque. Há quase uma década que se falava da expansão de um projecto incompleto. Sim, o projecto base do Europarque nunca foi concluído. Sem os hotéis de gama alta e um conjunto de estruturas de apoio, como poderá sobreviver um complexo desta natureza a 30Km do Porto? Estranho que ainda hoje se questione a dimensão e não se olhe para os resultados de satisfação aos públicos do Europarque (a única nota negativa prende-se com o alojamento), que afinal de contas, e segundo um estudo independente recentemente divulgado, tem salto altamente positivo na última década. Problema, os milhões de lucro não terão sido usados para pagar as dívidas. Aí está a questão... a AEP terá conduzido a seu bel-prazer as receitas geradas pelo equipamento, sem que a gestão global tivesse sido devidamente ponderada. Conclusão, activado o aval de segurança ao Estado, o Europarque cairá em mãos públicas.
Atendendo à péssima gestão comercial e cultural dos últimos 4 anos, bem que nada mais se vislumbra do que vantagens neste processo. Venha o futuro, venham novidades... fica a nota e a "batata podre" para este forte exemplo de má gestão.


Prémio Caracol de Betão
[Obra mais Lenta]

Novas Instalações INFTUR
Há dez anos atrás já ouvia falar do assunto. Localizações possíveis foram dezenas. Há três/quatro anos que a obra da nova Escola de Hotelaria será eminente... o projecto está pronto, o aval está dado... mas parece que surgem novos dados, novas alterações, novos ajustes. 
Agora, diz-se que 2012 será o ano. Será mesmo?


Prémio Castelo de Latão
[Casos Surreais]

Caso Tribunal em "ruína"
Em 2008 a ruína seria eminente, o encerramento foi imediato. Viria a polémica, viria o funcionamento temporário num pavilhão industrial... surgia a negociata da década. Um arrendamento de um edifício de escritório, adaptado às funções, e de uma bateria de lojas ditaria uma renda mensal superior a 50mil euros. Mais tarde, somar-se-ia a renda do arquivo e do estacionamento para funcionários e continuamos na sombra de novos acréscimos.
Estudo após estudo, o edifício nunca ruiu. Continua, como sempre, intacto... e com nova utilização: sala de chuto e de actividades congéneres. Antro de degradação a aguardar futuro. Pois, diz-se que está para breve, mas tal e qual como agora, com o mesmo edifício, ampliado para acolher as actuais necessidades judiciais ou recuperado para albergar serviços municipais dispersos pela cidade.
Afinal cai ou não cai? Quanto mais se irá gastar com este processo?


Prémio Fogaça D'Ouro
[O Destaque do Ano]

Museu do Papel
O prémio de Melhor Museu Português no ano 2011 é a cereja no topo do bolo de um projecto com uma década, que soube crescer de forma sustentada, apostando claramente na museologia industrial, no seu ambiente natural, sem esquecer o conceito artesanal e os "artesãos" da área. Com o seu projecto educativo ímpar foi conquistando prémios e menções honrosas, até que há duas semanas se atingiu o galardão máximo que podia atingir a nível nacional.


Boa Nova do Ano
[A Novidade do Ano]

Conceito Caixa das Artes
O processo vai longo, durante este ano não terá sido pacífico, nem mesmo rápido... mas no final obteve-se um projecto incrível, que tira partido do contexto económico actual para se desenvolver de acordo com conceitos mais modernos e sustentáveis. De qualquer forma, a grande novidade do ano terá sido mesmo na forma: o que inicialmente  se apresentou como Centro de Criação de Artes de Rua evoluiu para um conceito mais dinâmico e completo, com redução significativa dos custos de implantação e manutenção. Afinal, nascerão dois pólos, um verdadeiramente de criação, com dois núcleos distintos unidos por uma praça e um segundo que substituirá o Cine Teatro António Lamoso por um auditório com capacidade para 699 espectadores, com todas as condições técnicas e artísticas para a produção e apresentação de grandes e pequenos projectos, com a garantia da maior qualidade e conforto para o público. Em paralelo, ficam criadas condições para a criação de uma nova praça na cidade e a requalificação ambiental da Pedreira das Penas, com a instalação de um palco flutuante.
Capacidade criativa ao mais alto nível!


Prémio Exército Político
[A "Luta" Política do Ano]

Artur Neves
Infelizmente, este prémio não poderá ficar em casa. O Presidente da Câmara de Arouca é bem mais merecedor dele. Ao longo do último ano foi uma voz activa em prol da Via Feira-Arouca. Um projecto essencial, sem alternativa e que teria sido capaz de evitar o gasto de milhões em mais uns quantos quilómetros de betão rumo a norte. Fica a nota para a inclusão da via nas duas únicas prioridades em termos de mobilidade da AMP. Esperemos que o processo não se arraste mais algumas décadas.
E por cá, haja capacidade para fazer o mesmo... e dar a cara pela luta de uma obra essencial.


Prémio Neurónio Avariado
[Propostas/projectos que nunca deveriam ter existido]

Encerramento do Vouguinha 
Tudo indica que a situação será, neste momento, de impasse. No mínimo, já se reverteu o encerramento imediato da Linha do Vouga, já em Janeiro. 
Haja visão e sentido de futuro. Haja capacidade local, regional e nacional para desenvolver de forma sustentável o território.


Momento do Ano
Subida do Feirense à 1ª Liga
Não vou usar muitas palavras. Ao longo de uma época o apoio foi crescente... desta vez, todos quiseram acreditar. E assim foi, o Feirense atingiu mesmo o objectivo: a 1ª Liga!


Menções Honrosas +
  • Centenário do Orfeão da Feira;
  • Requalificação do Estádio Marcolino de Castro;
  • Nova Academia All About Dance;
  • Feira Viva Natação Adaptada com recordes mundiais;
  • Primeiro CD da Partituna;
  • Abertura do Feira Park;
  • Sport Ciclismo de S. João de Ver: vitória na Volta a Portugal do Futuro [Joni Brandão] e fantástica prestação nos Campeonatos Nacionais de Ciclismo com 3 títulos nacionais, 2 medalhas de prata e 1 de bronze marcam grande época desportiva;
  • Casamento Medieval no Castelo;
  • Viagem Medieval reconhecida pelos grupos de animação como a "maior e mais popular da Europa";
  • Fabuloso Marketing da Viagem Medieval: "este lugar é do tempo, vamos vivê-lo juntos";
  • Novidade do Feira Downtown;
  • Mais Imaginarius com 156 candidaturas de mais de 20 países;
  • Avanço da construção da Maio Clinic (Centro Oncológico);
  • A "nova" Secundária da Feira;
  • Lia Castro conquista 3º lugar da Operação Triunfo [RTP].


Menções Honrosas -
  • Impasse no processo da Via Feira-Arouca;
  • Parcómetros bloqueados pela ASAE;
  • Morte do PEC;
  • Arrastamento do processo do Centro de Emprego;
  • Impasse no processo da Loja do Cidadão.

Sem comentários: