sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Via Feira-Arouca: Arouca propõe emprestar seis milhões à Estradas de Portugal

A Câmara Municipal de Arouca está disponível para emprestar à Estradas de Portugal os seis milhões de euros necessários para a conclusão da via rápida há décadas reclamada pelo concelho e sucessivas vezes adiada pelo Governo. 
Na cerimónia de abertura da 67.ª edição da Feira das Colheitas, o presidente da autarquia aproveitou a presença da ministra da Agricultura para afirmar: "Arouca não pode ser vítima da má gestão dos sucessivos governos, que lançaram obras como a A32 - uma terceira autoestrada Lisboa/Porto, paralela a outras duas - enquanto Arouca só tem 10 quilómetros de via rápida concluídos". 
Reconhecendo que a empresa pública responsável pelas acessibilidades nacionais estará a ter dificuldades em encontrar financiamento para os 15 por cento que lhe cabem na conclusão da variante à EN 326, obra cujo custo será de 40 milhões de euros, José Artur Neves anunciou: "O município de Arouca está disponível para sacrificar parte da sua larga capacidade de endividamento para, caso o Governo o autorize nas condições legalmente possíveis, facultar um empréstimo de seis milhões de euros à Estradas de Portugal. 
O empréstimo verificar-se-ia "com base num acordo a firmar entre as partes", de forma a garantir ao concelho de Arouca a construção dos 13 quilómetros que faltam à sua via rápida, mas assegurando simultaneamente as condições necessárias para que o Estado possa pagar a dívida à autarquia "num tempo razoável". A ministra registou o recado e afirmou, aliás, que a variante à EN 326 será "a estrada mais conhecida do Parlamento", de tão frequente que foi a abordagem do tema na Assembleia da República. 
"Tomei boa nota das preocupações de Arouca ao nível das acessibilidades", garantiu Assunção Cristas. "O Governo está a avaliar todas as situações que tem entre mãos, mas este contexto é muito particular e competirá ao ministro da Economia, que também tem a área das Obras Públicas, reflectir sobre essa matéria".

@ Jornal de Notícias

E na Feira, haverá alguma coisa a acrescentar?
Haja mais vontade para concretizar um projecto ESSENCIAL!

Sem comentários: