segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Europarque nas mãos do Estado [?]

A contagem decrescente já começou. Se a Associação Empresarial de Portugal (AEP) não pagar uma dívida de 30 milhões de euros à banca, o Europarque cairá no regaço do executivo de Passos Coelho. A 29 de Outubro, termina o prazo para o cumprimento da AEP e se o montante não for liquidado, o Governo terá de assumir o compromisso com a banca e ficará dono do maior centro de congressos do País. 

@ Terras da Feira  


Mãos do Estado!? Bem, a julgar pelo Pavilhão Atlântico, seguir-se-à uma venda a privados. Mas, de qualquer forma, quer isto dizer que voltará a haver gestão do espaço e da sua agenda, ao contrário da que faz a nova direcção da AEP, mais apostada na fusão com a AIP e na centralização de operações em Lisboa, deixando morrer as dinâmicas quer do Europarque quer da Exponor. Prova viva é a fuga de eventos e congressos, em massa, para Lisboa e Estoril, abandonando o regime de rotatividade há muitos anos instalado.

2 comentários:

Anónimo disse...

A noticia esta errada. A AIP nao esta a deixar morrer as dinamicas da Exponor, pois lá ha sempre muitas feiras. A AEP, e agora AIP, nunca deram qualquer valor ao europarque, transformando-se este num elefante branco. Os feirenses, por seu lado, tambem nao lhe dao grande valor, talvez devido a sua pessima localização.
Ainda esta na memoria de todos a campanha de alfredo henriques que prometia a criação de vários equipamentos ali e de milhares de empregos.

Bruno Costa disse...

Desculpa "anónimo" mas a notícia não está errada! A AEP, ainda AEP, está a deixar morrer Europarque e também Exponor. Na Exponor há "sempre" feiras, sim (bem, do sempre já lá vai o tempo)... mas muito menos do que havia e com a dinâmica comercial em queda crescente, sem qualquer projecto para conquistar mercado à FIL, à Feria de Madrid e mesmo à Exposalão e à Feria de Barcelona.
A política da nova direcção nunca foi dirigida ao norte e os resultados estão à vista. Uma prova disso mesmo é o projecto de expansão do espaço do Europarque... mal mudou a direcção tudo caiu. Excepto o que não dependia da dita: o FeiraPark (embora a passo mais lento ganhou forma e prepara-se a continuidade) e o Centro Oncológico que se encontra em construção.
O único incumpridor dessa "promessa" de campanha é a AEP que roeu a corda e decidiu não cumprir contratos.
Poderemos discutir a pertinência do anúncio em campanha, o que se poderia fazer para o evitar, mas, em última análise, só uma parte faltou à promessa.

Os feirenses não lhe dão valor? Não diria! Mas vá lá, são opiniões, da qual discordo totalmente. Prova disso é a utilização, cada vez maior, dos espaços verdes e das áreas de lazer, enquanto a gestão do Europarque não garante a devida programação. Sim, num espaço como este (ou qualquer outro seja na Feira, em Lisboa, no Porto, ou em NY) os eventos não aparecem do nada. Há que trabalhar para isso. É o que lhe falta hoje... a dinâmica e a vontade. A mudança de mãos só lhe fará bem!

A localização é excelente, estes projectos nunca estão nos centros das cidades.