sábado, 15 de outubro de 2011

"Vouguinha" despede-se ainda este ano

O Governo de Passos Coelho terá decidido desactivar POR COMPLETO a Linha do Vouga, até ao final de 2011. Segundo um documento a que o Jornal Público teve acesso, são vários os troços ferroviários alvo dos cortes deste Governo, mas apenas a Linha do Vouga encerrará na totalidade. Curiosamente, nos últimos anos esta linha assistiu a um investimento de modernização no valor de 3,7 milhões de euros e todos os estudos para a ferrovia na área do Grande Porto referem a utilidade do troço Oliveira de Azeméis - S. João da Madeira - Santa Maria da Feira como fundamental para a criação de um prolongamento a norte, permitindo a ligação ferroviária dos mais de 300 mil habitantes e da indústria, comércio e serviços da região EDV ao Porto, ao Aeroporto Sá Carneiro e, mesmo, ao Porto de Leixões.

24 comentários:

Pedro disse...

Triste o que li no JN, mas a culpa não é do Passos Coelho, a culpa é da sucessiva política do betão com que se tem construído auto-estradas atrás de auto-estradas! Em vez de apostarem nos transportes e no melhoramento de linhas! E deixo uma questão, para que é que o meu concelho, o da Feira, precisa de 4 Auto-estradas (A1,A29,A32,CREP e não sei se a de Maceda-Feira já é considerada Auto-Estrada, porque então são 5)?

Bruno Costa disse...

Sim, A47...
Estivemos décadas a apostar no transporte rodoviário e a ferrovia foi morrendo.

Carlos Sousa SJM disse...

É muito triste que tal venha a acontecer. Penso que com a devida modernizaçao, estaçoes nos princpais polos urbanos e com ligaçao final a Gaia seria uma opçao muito valida...
Mas dada a situaçao das contas do pais ha poupar onde se poder. A linha do vouga duvido que seja rentavel mais o acredito que outras entidades vejam com bons olhos o encerramento da linha...

diz-me uma coisa Bruno é verdade o que se fala sobre a construtora patricios... digo isto pelas noticias e tambem porque me parem paradas algumas obras em SJM.

Bruno Costa disse...

Relativamente aos Patrícios, há muito (2 ou 3 anos) que se fala nos problemas de liquidez da empresa.
Segundo um blogue vizinho, terá entrado esta semana no Tribunal o pedido de insolvência.
De facto, também na Feira há obras paradas. Por exemplo o empreendimento D. Manuel parece parado há algumas semanas, por estes dias deixei de ver movimentações na obra da Via Circular... apenas o projecto da Sonae (cuja obra é dos Patrícios) continua a avançar, embora me pareça que o ritmo tenha abrandado esta semana. Desconheço a situação no Centro Oncológico.
São muitos dados que parecem dar razão às suspeitas. Será mais um rude golpe à economia da região.

Anónimo disse...

O modelo de desenvolvimento iniciado por cavaco silva quando chegaram os 1os dinheiros da CEE - auto-estradas em demasia e corte de linhas de caminho de ferro - levou a que nos distanciassemos dos modelos de desenvolvimento dos paises desenvolvidos, onde a prioridade é dada ao transporte publico

Anónimo disse...

Às pessoas que estao tristes com o fecho: há quantos anos não andam no Vouguinha?

Carlos Sousa SJM disse...

Ao anonimo das 08:29

ja ha mais de 20 anos que nao ando no vouguinha... com está nao me serve para grande coisa.

ja o escrevi aqui se quiserem revitalizar esta linha, tem que ser implementada um linha rapida OAZ-SJM-SMF-Lourosa-Gaia, com uma ligaçao ponta a ponta em menos de 1 hora. Ai sim muita gente passaria a usar a linha. eu pelo menos ia ao dragao assim se podesse...

A parte triste é que eu sou do tempo do pouca-terra e em que o comboio servia muita gente, ainda me lembro de ir para a praia a espinho.

A unica parte positiva é que SJM vaio deixar de estar partida ao meio

Pedro disse...

Ao anónimo das 8:29, não ando de Vouguinha à cerca de 3 meses!

Bruno Costa disse...

Anónimo das 8:29 não é uma questão de tristeza... é uma busca de solução para o transporte público digno na região. A ferrovia sempre foi e será a melhor forma... é verdade que temos uma linha obsoleta, mas será o fecho puro e simples uma solução?
E, pergunto eu, qual será o orçamento do serviço rodoviário de substituição que se anuncia nas entrelinhas da proposta de encerramento da linha? Mais, qual o objectivo de "enterrar" quase 4 milhões de euros na modernização de uma linha que agora se pretende encerrar?

Anónimo disse...

ADEUS, ja devia ter fechado ha muito

Anónimo disse...

Só agora é que se lembraram de lamentar o fecho?! Já em 2009 um artigo do Publico falava nesse fecho como uma proposta de um estudo encomendado pelo governo de entao. O PSD/CDS, agora, só esta a cumpri-lo

Anónimo disse...

ainda há pouco dizias que gostavas da tua tua cidade e que querias melhorar, agora queres baixar os braços.
tanta incoerência em tão poucas palavras, não dizes uma acertada

Anónimo disse...

Para gostar da cidade é preciso querer que o Vouguinha continue? Santa ignorancia

Anónimo disse...

em primeiro é preciso coerência

fala de ignorância que essa deve-te pesar muito nas costas

Anónimo disse...

Bruno, pq é que as vezes nao assinas com o teu nome e colocas "anonimo"?

Anónimo disse...

ó esperto das 19h11 que eu saiba ainda não me chamo bruno, nunca se sabe se mudarei de nome

Bruno Costa disse...

Acho que não tenho qualquer motivo para comentar como anónimo. :P

No entanto, o mesmo parece não acontecer com um conjunto restrito de comentadores (que pelo perfil de publicação me parecem ser apenas 2), que nos últimos dias tendem a transformar os comentários numa "lavagem de roupa suja".
Como já o fiz há cerca de um mês, relembro que o objectivo dos comentários será a obtenção de partilhas de posições e opiniões, sempre de forma digna. Como administrador do blogue, não poderei admitir subida do tom que deixou de ser jocoso e passou a ser de puro ataque e contra-ataque, com agressões visíveis e situações de clara provocação directa e indirecta.
A manutenção desta situação obrigar-me-á a repetir o encerramento dos comentários de um ou mais posts(que felizmente só tive de fazer 1 vez, em quase cinco anos de existência do blogue) e, em última análise, activar a moderação de comentários, com todas as desvantagens que isso acarretaria.

Anónimo disse...

Plenamente de acordo, mas como deves concordar não poderei ficar calado quando alguém passa os dias a escrever falsidades e a promover insultos gratuitos.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Pelo que leio, não sou felizmente a única pessoa a chamar à razão as pessoas que acham que tudo o que faz na nossa terra é perfeito, sem poder ser alvo de qualquer crítica.
Da minha parte, e como escrevi há pouco, não voltarei a responder directamente a alguém, mas sim a dar a minha opinião - baseada em opiniões e factos - sobre os posts que aqui são muito bem publicados.

Anónimo disse...

Nem tudo será perfeito, mas com o negativismo nada melhora com toda a certeza. Mas também o objectivo destes comentários de mundo à parte sempre esteve à vista. Felizmente, não conseguido.

Anónimo disse...

É TUDO UMA QUESTÃO DE LOBBIES.
-Novas barragens no vouga que especialistas e academicos afirmam serem roubos para os cofres do estado, dos nossos bolsos( vejam isto < http://www.faroldeideias.com/arquivo_farol/index.php?programa=Biosfera&id=1193 > )
- as 4 concessoes rodoviarias ( outro roubo).

Anónimo disse...

Eu já não ando nesse comboio há anos, por isso nao vou sentir falta

Anónimo disse...

melhor para ti

Anónimo disse...

Talvez uma questão de falta de gestão e ausência de perspectivas e planos integrados seja o motivo.