domingo, 4 de janeiro de 2009

Hospital de São Sebastião - 10 Anos

4 de Janeiro de 1999, abria oficialmente o Hospital de São Sebastião (HSS). Santa Maria da Feira via finalmente o seu anseio concretizado, ao mesmo tempo que toda a população do norte do distrito de Aveiro ganhava novas valências e serviços, reduzindo em grande medida a dependência relativamente aos hospitais do Porto. Ao longo dos anos novas valências e necessidades foram surgindo... lembro, por exemplo, que a tão reclamada criação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental foi aprovada há cerca de uma ano.
Desde muito cedo deu nas vistas, estando em muitas circunstancias no topo de vários rankings de saúde. Mas o tempo passa e as necessidades alteram-se. Com a decisão de requalificar toda a rede de urgências a nível nacional, a Urgência Médico-Cirúrgica do HSS ganhou novo relevo, sendo alvo de obras de requalificação e ampliação. As críticas continuam a ser muitas... de quem não vê que a solução para o drama da pulseira verde está nos Centros de Saúde. Adiante... os tempos passam e novas valências urgem. A instalação da Psiquiatria e o brutal aumento da Oncologia levam o HSS à carência de espaço. Em ano da criação do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga, com sede no HSS, voltam as súplicas... venha de uma vez por todas a aprovação da expansão do HSS.
Em dia de comemorações o Krónikas Feirenses não poderia ficar de fora, deixando votos de que a transição para o novo modelo de organização seja passífica e devidamente estruturada, de modo a evitar o esvaziamento logístico dos outros serviços hospitalares do EDV, ao mesmo tempo que se sobrecarregaria ainda mais um hospital a precisar de espaço.

.

Sem comentários: