quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dos Boatos às Dúvidas... sem Parar em Factos Definitivos


Antes de qualquer outro facto, importa referir que este post nasce de um conjunto de boatos que nos últimos meses têm sido cada vez mais frequentes e insistentes. Se, no início, tudo me parecia desprovido de nexo, hoje, a globalidade dos factos somada com os boatos cada vez mais concretos começa a desenhar o que poderá ser efectivamente a realidade a curtíssimo prazo.

Depois do final da insígnia Feira Nova, muito se falou quanto ao futuro das 9 lojas (agora Pingo Doce Hiper) de maior dimensão. Rapidamente se percebeu que nada seria para manter. Surgia o boato da venda ao grupo Auchan, mas nada se concretizou.

Entretanto começaram as mudanças e todas as 9 lojas (com áreas de venda compreendidas entre os 8 e os 9mil m2) eram consideradas demasiado grandes para o conceito actual da marca Pingo Doce.
Como há mais de 20 anos, tudo começou em Braga. A loja foi reduzida (actualmente tem cerca de 6mil m2) e ao lado nasceu espaço para algo "novo": viria a Primark instalar-se em cerca de 3mil m2. Depois, seria a vez de Sintra: em tudo semelhante, mas ao lado nasceu uma Mega Worten, com cerca de 3mil m2.

Reformulação do Espaço Comercial do Feira Nova de Sintra

Há alguns meses que várias pessoas me garantiram que a próxima loja a entrar em obra será a de Santa Maria da Feira (já em Janeiro de 2012). Mas os factos não pareciam coerentes... tudo seria igual às duas descrições anteriores, mas a "nova" loja com cerca de 3mil m2 seria uma Electric CO. Estranho, quando o grupo Jerónimo Martins desinvestiu por completo na marca e não a incluí nos novos projectos. De facto, também a GET (testada na Feira e em 2 outras localizações) saiu dos planos do grupo.

Entretanto, hoje, chegou-me um boato que me parece bem mais coerente e que numa lógica global explica outros factos. Diz-se, então, que o Belmiro de Azevedo será parceiro do Jerónimo Martins e o caso de Sintra será para replicar a norte. Ou seja, ao lado do Pingo Doce Hiper (reformulado de acordo com a nova estratégia da marca) estará para nascer uma Mega Worten.

A princípio poderá parecer estranho, até porque em Sintra o complexo comercial já avançou e na Feira aguarda por melhores dias e outro parceiro, mas, por outro lado, explicará a ausência da insígnia Worten no novo espaço Continente Modelo em construção em pleno centro da cidade, que por sinal será ligeiramente maior que a média, absorvendo a área da tradicional loja Worten no espaço do hipermercado, com uma área global de venda de 2450m2.

Assim, pela primeira vez, neste processo os boatos (ou a soma deles) parecem fazer algum sentido comercial e menos teórico, embora continuem por aí muitos “factos” sem qualquer explicação (diga-se que até já me chegou aos ouvidos que o Pingo Doce se mudaria para o Montinho e o Continente ficaria com o espaço de Vila Boa). Afinal de contas só explicações oficiais ditarão o final da novela, que segundo me chegou na semana passada até o E. Leclerc poderá envolver na "guerra"… e mais boatos não vou cá deixar, pelo menos para já.

ACTUALIZAÇÃO [03/12/2011]
Continuam a surgir novos dados e, de fonte 99% segura, consigo afirmar que o boato Worten será real no primeiro trimestre de 2012, assim como a reformulação da loja Pingo Doce. De qualquer forma, a mesma fonte assegura a instalação de uma loja SportZone no actual espaço da GET.
Assim, o esquema que abaixo deixo, tendo por base o modelo de loja aplicado em Sintra e as mais recentes informações, poderá ser real já no início do próximo ano.

C.C. Pingo Doce Santa Maria da Feira em 2012 [?]


Mas mais boatos vão surgindo. A mesma fonte anterior, assegura-me que tudo isto se trata da primeira de duas a três fases nesta "parceria" com a Sonae. Assim, no final de 2012 ou início de 2013 a esplanada da Praça de Alimentação deverá ser coberta, permitindo a instalação de duas outras insígnias do grupo Sonae: Modalfa e MaxMat. Sem garantia a qual das fases diz respeito, também uma loja da Zippy surge nestas mais recentes informações, com localização apontada para a actual área de apoio ao cliente e serviços internos do Pingo Doce. O esquema seguinte traduz estas últimas informações.

C.C. Pingo Doce Santa Maria da Feira em 2013 [?]


Ainda a mesma fonte, assegura que na prática será um teste para assegurar a validade dos estudos demográficos de implantação comercial realizados para o Forum Santa Maria da Feira, uma vez que nas imediações esse tipo de estudos terão falhado redondamente. A confirmação desses dados poderá abrir portas ao tão esperado projecto de maior envergadura, mas agora em mãos nacionais.
Na prática, continuamos na onda dos boatos e dados oficiosos [perto da oficialização], mas que permitem uma noção mais clara do futuro daquele espaço comercial, claramente desajustado ao mercado actual.

Entrando, ainda mais, na dimensão do boato e das dúvidas a questão Continente em Vila Boa e Pingo Doce no Montinho poderá ser cada vez mais real. Será?

3 comentários:

Pedro disse...

E com estas trocas e baldrocas será que surgem os cinemas em Santa Maria da Feira? Estou como tu, vamos esperar para ver,,,

Carlos Sousa SJM disse...

De um hiper com espaço para se circular vao para um onde tudo anda atafulhado com em SJM... de cavalo para burro

David disse...

Faltou mencionar o Hipermercado de Odivelas, que ao lado recebeu a New Code e a Norauto.