quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Linhas do Vouga e Oeste não fecham em Janeiro

Serviço de passageiros será mantido, ao contrário do que previa o Plano Estratégico dos Transportes, por não estarem garantidas alternativas rodoviárias.

As linhas ferroviárias do Oeste e do Vouga vão manter o serviço aos passageiros em Janeiro, ao contrário do previsto no Plano Estratégico dos Transportes (PET) apresentado em Outubro passado, avança a edição de hoje do jornal Público.
O Governo alega que ainda não estão criadas as condições para assegurar as concessões de transporte rodoviário alternativo naquelas regiões, acrescenta. Ao jornal, o Executivo sustenta que este facto "não corresponde a qualquer recuo nas reformas".

O PET previa cortes no serviço ferroviário em 600 quilómetros de linhas, o que permitiria à CP poupar 5,6 milhões de euros por ano. O plano previa ainda o encerramento do serviço de passageiros na Linha do Leste, entre Abrantes e Elvas, e o fecho total do troço Beja-Funcheira, na Linha do Alentejo. De acordo com o Público, também não será ainda em Janeiro que serão feitas alterações aos horários e percursos dos comboios internacionais SudExpresso (Lisboa-Hendaya) e Lusitânia Expresso (Lisboa-Madrid) , como previa igualmente o PET. Neste caso, acrescenta o jornal, as razões prendem-se com a necessidade de negociar essas mudanças com a espanhola Renfe.

@ Jornal de Negócios 

1 comentário:

Carlos Sousa SJM disse...

http://www.oregional.pt/pt/newspaper/3389/local/ligacao-ferroviaria-ao-porto-atraves-da-linha-do-vouga.html