segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A música marca o 15º Festival Luso-brasileiro

Os consagrados Nélson Pereira dos Santos e Eduardo Coutinho destacam-se num festival que prestará homenagem a Pedro Hestnes. 


O 15º Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira, cria um contraponto entre autores consagrados e novos valores. Através desta mistura o festival procura a abrangência de públicos. O mesmo sucede com uma programação que propõe diversos temas que são comuns entre os vários filmes, desafiando o público a elaborar micro roteiros sobre a música e o amor.

A selecção oficial é composta por seis longas metragens e 30 curtas-metragens, sendo de realçar a distribuição equilibrada por países, visto que cada um deles ficou representado com metade dos filmes. Nas longas metragens, existe uma predominância de primeiras obras, como os filmes portugueses "Estrada de Palha", de Rodrigo Areias, e "O Que Há de Novo no Amor", de um coletivo de realizadores.
Estes autores estreantes surgem numa seleção onde está Karim Ainouz, o cineasta mais premiado de sempre em Santa Maria da Feira. "O Abismo Prateado", foi exibido na Quinzena dos Realizados em Cannes 2011 e é um filme com uma narrativa influenciada pela canção "Olhos nos Olhos" de Chico Buarque. Está dado o mote...

O festival assumirá forte influência musical nas noites de gala. O mais recente filme do paulista Nelson Pereira dos Santos (foto) "A Música Segundo Tom Jobim", será exibido na noite de abertura; no encerramento surgirá "As Canções" de Eduardo Coutinho.
"A Música Segundo Tom Jobim" será o grande destaque do festival. Trata-se de um filme com uma impressionante galeria de músicos famosos que presta uma homenagem ao compositor carioca (1927-1994). É uma montagem de gravações históricas dos maiores intérpretes mundiais cantando clássicos do compositor, desde os temas em parceria com Vinicius de Moraes (1913-1980), aos grandes sucessos da bossa nova.
Esta sessão contará com a presença de Nelson Pereira dos Santos, convidado de honra do festival. Será um momento para recordar a sua ligação ao movimento do Cinema Novo Brasileiro, no qual assinou filmes marcantes como "Rio 40 Graus" e "Vidas Secas”.

Eduardo Coutinho é o mais influente documentarista brasileiro, tendo edificado uma obra sólida, destacando-se o célebre "Cabra Marcado Para Morrer". No seu mais recente documentário, "As Canções", ouviu 18 pessoas comuns que cantam as suas canções populares preferidas e contam histórias que as ligam a essas músicas.

No âmbito do cinema emergente, a edião de 2011 do Festial Luso-brasileiro elege o português Carlos Conceição para o "Sangue Novo", uma secção que funciona como uma espécie de antecipação de cineastas do futuro. Como novidade deste festival surge a realização da sessão Porto de Honra, constituída exclusivamente por filmes de cineastas oriundos do Porto.
Na programação paralela destaca-se a secção Docs onde será exibido "É Na Terra Não é Na Lua”, de Gonçalo Tocha, que venceu a recente edição do Doc Lisboa 2011.

Finalmente o festival recordará Pedro Hestnes através de uma homenagem póstuma, a realizar na sessão de encerramento, onde estarão presentes vários realizadores que trabalharam com este ator falecido este ano.

O 15º Festival Luso- brasielrio de Santa Maria da Feira decorrerá entre 4 e 11 de dezembro.

Sessão de Abertura 
A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM Nelson Pereira dos Santos [BR] 

Secção Oficial de Longas Metragens 
ESTRADA DE PALHA Rodrigo Areias [PT] 
HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS, Julia Murat [BR] 
O ABISMO PRATEADO Karim Ainouz [BR] 
O QUE HÁ DE NOVO NO AMOR? Mónica Santana Baptista, Hugo Martins, Tiago Nunes, Hugo Alves, Rui Santos, Patrícia Raposo [PT] 
TRABALHAR CANSA Juliana Rojas, Marco Dutra [BR] 
YAMA NO ANATA / PARA ALÉM DAS MONTANHAS Aya Koretzky [PT]

Docs
A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM Nelson Pereira dos Santos [BR] 
AS CANÇÕES Eduardo Coutinho [BR] 
É NA TERRA NÃO É NA LUA Gonçalo Tocha [PT] 
LINHA VERMELHA José Filipe Costa [PT] 

Sessão de Encerramento 
AS CANÇÕES Eduardo Coutinho [BR]

@ RTP

Sem comentários: