Serviço de passageiros será mantido, ao contrário do que previa o Plano
Estratégico dos Transportes, por não estarem garantidas alternativas
rodoviárias.
As linhas ferroviárias do Oeste e do Vouga vão manter o serviço
aos passageiros em Janeiro, ao contrário do previsto no Plano
Estratégico dos Transportes (PET) apresentado em Outubro passado, avança
a edição de hoje do jornal Público.
O Governo alega que ainda não estão criadas as condições para assegurar as concessões de transporte rodoviário alternativo naquelas regiões, acrescenta. Ao jornal, o Executivo sustenta que este facto "não corresponde a qualquer recuo nas reformas".
O PET previa cortes no serviço ferroviário em 600 quilómetros de linhas, o que permitiria à CP poupar 5,6 milhões de euros por ano. O plano previa ainda o encerramento do serviço de passageiros na Linha do Leste, entre Abrantes e Elvas, e o fecho total do troço Beja-Funcheira, na Linha do Alentejo. De acordo com o Público, também não será ainda em Janeiro que serão feitas alterações aos horários e percursos dos comboios internacionais SudExpresso (Lisboa-Hendaya) e Lusitânia Expresso (Lisboa-Madrid) , como previa igualmente o PET. Neste caso, acrescenta o jornal, as razões prendem-se com a necessidade de negociar essas mudanças com a espanhola Renfe.
O Governo alega que ainda não estão criadas as condições para assegurar as concessões de transporte rodoviário alternativo naquelas regiões, acrescenta. Ao jornal, o Executivo sustenta que este facto "não corresponde a qualquer recuo nas reformas".
O PET previa cortes no serviço ferroviário em 600 quilómetros de linhas, o que permitiria à CP poupar 5,6 milhões de euros por ano. O plano previa ainda o encerramento do serviço de passageiros na Linha do Leste, entre Abrantes e Elvas, e o fecho total do troço Beja-Funcheira, na Linha do Alentejo. De acordo com o Público, também não será ainda em Janeiro que serão feitas alterações aos horários e percursos dos comboios internacionais SudExpresso (Lisboa-Hendaya) e Lusitânia Expresso (Lisboa-Madrid) , como previa igualmente o PET. Neste caso, acrescenta o jornal, as razões prendem-se com a necessidade de negociar essas mudanças com a espanhola Renfe.
@ Jornal de Negócios
1 comentário:
http://www.oregional.pt/pt/newspaper/3389/local/ligacao-ferroviaria-ao-porto-atraves-da-linha-do-vouga.html
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