terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Alunos do Isvouga aproveitam experiências além-fronteiras

Ana Grilo está de malas feitas. Bernardo Andrade já regressou ao país que o tem acolhido nos últimos meses. Ambos são alunos do Isvouga (Instituto Superior de Entre Douro e Vouga), de Santa Maria da Feira, e ambos frequentam o programa Erasmus. Estão a estudar na República Checa e asseguram que a experiência mudou-lhes a vida. Bernardo Andrade vai permanecer naquele país da Europa quase um ano. Ana Grilo vai aproveitar a experiência ao longo de cinco meses.
Regressaram a casa para passar o Natal com a família, mas admitem estar ansiosos por voltar. A oportunidade oferecida pelo Isvouga, através do programa Erasmus, trouxe-lhes uma nova fonte de inspiração que acreditam permanecer viva por muito tempo. “Aprendemos coisas que não se ensinam nas salas de aula” - diz, entusiasmada, Ana Grilo. A estudante do terceiro ano do curso de Marketing vai regressar à República Checa logo no inicio deste mês. O colega, também do mesmo curso, já se encontra em solo checo. “Temos de aproveitar” - nota o estudante.
Para os dois alunos, esta tem sido, por enquanto, a melhor experiência das suas vidas. Ambos estão a viver em Praga, “uma cidade onde se vive muito bem”. Ana está alojada no dormitório da universidade. Bernardo está agora a viver num apartamento que partilha com mais alunos Eramus – um polaco, um italiano e dois espanhóis.

Imagem: 7sete

“Sentimo-nos agora totalmente integrados” – aponta Bernardo, não esquecendo, porém, as dificuldades dos primeiros dias num lugar estranho. “Não é fácil, mas rapidamente conhecemos gente e sentimo-nos como que em casa” – aponta Ana Grilo. A estudante garante que toda experiência está a valer a pena. Já aprenderam algumas palavras em checo e melhoram significativamente o inglês.
“E é festa todos os dias” – refere Bernardo Andrade. O estudante salienta que a maioria dos colegas são também oriundos de outros países – através do programa Erasmus – o que facilita a convivência. “Estamos todos no mesmo barco” – acrescenta Ana Grilo, lembrando ter já feito duas amigas que acredita assim permanecerem para toda a vida. “Tenho a certeza que estas amizades são para o resto da vida” – desabafa, orgulhosa.
Em Praga sentem-se todos os dias maravilhados. “É uma cidade lindíssima, onde é fácil viver”. Dali saem com facilidade para outros territórios e já coleccionam lugares e cidades visitadas.
Quanto às aulas, “são bem preparadas”. A universidade está “habituada a receber os alunos Erasmus e tem condições para fornecer um ensino adaptado”. Bernardo Andrade tem também outros sonhos. Para além das aulas, está a pensar abrir um negócio com mais dois portugueses. “A ideia é criar uma organização que preste serviços ao nível de promoção de festas e outros eventos”. Se o negócio vingar, o estudante equaciona mesmo permanecer por lá mais tempo.
Dado curioso e que os anima é o facto de, na República Checa, não associarem Portugal à crise. “Associam o país ao mar, mas não à crise, como fazem, por exemplo, em relação à Grécia” – aponta Ana Grilo.

@ 7sete

Sem comentários: