terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Forno do Castelo da Feira voltou a cozer Fogaça

Acontece apenas uma vez por ano. O forno do Castelo de Santa Maria da Feira volta a cozer Fogaça, no âmbito da VI Mostra de Fabrico de Fogaça. A iniciativa é promovida pelo Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira e marca o arranque da programação da secular Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de Janeiro. 

O Agrupamento pretende sensibilizar os produtores para a importância de manter a receita e o processo de fabrico originais, e valorizar o respeito pelas normas de segurança e higiene na produção da Fogaça da Feira.
Para muitos produtores esta é uma oportunidade para aperfeiçoarem técnicas de confceção da genuína Fogaça da Feira, especificamente a forma como a massa é enrolada e cortada, bem como o tempo de cozedura.
Os 19 fabricantes que integram o Agrupamento de Produtores Artesanais de Fogaça da Feira foram convidados a participar nesta Mostra de Fabrico.
São nove os ingredientes para se confeccionar uma fogaça. Água, fermento, farinha, ovos, limão, manteiga, canela, açúcar e sal são os ingredientes que garantem uma genuína fogaça, o resto serve apenas para adulterar o sabor original.
Já o segredo que as diferencia de produtor para produtor há muito foi revelado. Está relacionado com a forma como a massa é trabalhada e na temperatura ideal para a cozedura.
No dia das Fogaceiras o Rossio vai acolher os produtores "acreditados" pelo Agrupamento e devidamente identificados a venderem o que garantem ser a fogaça genuína.
Já a crise parece não assustar a maioria dos produtores, apesar de se mostrarem um pouco ansiosos com a possibilidade de as carteiras dos clientes não albergarem os cinco euros necessários para comprar a fogaça entre os 500 e os mil gramas. 

@ JN

Sem comentários: