sábado, 7 de janeiro de 2012

Os quiosques da Olá e os guarda-sóis da Lipton "nascem" em S. João de Ver

As ideias surgem-lhe todos os dias e todos os dias encontra oportunidades de negócio. Algumas guarda-as para si, outras transporta-as até à sua empresa em S. João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira. Na “Open Time” desenvolve pequenas e grandes ideias que, logo a seguir, decoram espaços como as praias, os estádios de futebol ou os recintos de concertos. Nos sacos que transportam os gelados da Olá, nos guarda-sóis da Lipton e em tantos outros suportes de publicidade de marcas internacionais.
“Sinto-me um pouco num oásis. Não sei o que é a crise” – aponta Jorge Lima, empresário de S. João de Ver que tem a seu cargo a gestão de duas empresas, diferentes, mas com um denominador em comum “boas ideias”. Na “Open Time”, desenvolve produtos que servem de suporte publicitário. Dali saíram os quiosques em forma de coração da Olá, os guarda-sóis da Lipton que, no Verão, decoram as praias de Portugal, e muitos outros produtos de marcas internacionais que os usam para publicitar a sua imagem. “Na OpenTime faço o que gosto e no dia em que me apetece” – aponta Jorge Lima. Garantido é o sucesso das suas ideias que já chegaram a ser usadas por produtos como a Delta ou a Segafredo e a Iglo. “Foi quase por acaso” – aponta o empresário, recuando ao passado, no dia em que um familiar seu, ligado a uma multinacional, lhe pediu ajuda para resolver um problema da empresa. “Consegui fazê-lo em tempo recorde”. Conquistou a confiança dos responsáveis pela multinacional e logo se viu envolvido nestas andanças. “Sou licenciado em Marketing, Publicidade e Relações Públicas e, por isso, na Open Time, faço mesmo aquilo que gosto”. A essa formação juntam-se dezenas e dezenas de outros cursos. “Gosto de estudar e estou sempre em formações”.


O estudo ajuda-o a conceber as ideias, por exemplo, o “Ecopauzinho” que no “Rock in Rio” do ano passado fez furor. “Concebi um contentor em forma do pau do gelado Magnun, onde as pessoas depositavam os os pauzinhos de gelados. Atingido um determinado número de gelados consumidos, tinham direito a um gratuito”. A isto juntaram-se também decorações em espectáculos e nas entradas das praias e as famosas formas das mascotes dos gelados da Olá que as crianças usam para brincar na areia. “Também os ecopontos que, todos os anos, se espalham nas praias, são nossos” – aponta.
As ideias surgem na “Open Time” e a concepção entrega-a a empresas do concelho de Santa Maria da Feira. “Os quiosques da Olá vão estar em todo o mundo e são produzidos em S. João de Ver, em empresas subcontratadas pela Open Time”.
Os guarda-sóis, esses, saem directamente da outra empresa de Jorge Lima, a “Lima Pack”, que se dedica à confecção de sacos para transporte das rolhas de cortiça. Ali, também vingaram as boas ideias. “A produção de guarda-sóis faz-se apenas no Verão e trabalhamos para um segmento muito específico”. E há guarda-sóis para todos os gostos. Pequenos, grandes, com comando, com sensores que detectam o vento… “Vendemos para as marcas, enquanto suporte de publicidade, e para hotéis e esplanadas, porque não conseguimos competir com os chineses”. Esses produzem guarda-sóis a 40 euros. Na “Lima Pack” vendem-se a 200 ou 300 euros.

Lê mais no 7sete.

Sem comentários: