As ideias surgem-lhe todos os dias e todos os dias encontra
oportunidades de negócio. Algumas guarda-as para si, outras
transporta-as até à sua empresa em S. João de Ver, concelho de Santa
Maria da Feira. Na “Open Time” desenvolve pequenas e grandes ideias que,
logo a seguir, decoram espaços como as praias, os estádios de futebol
ou os recintos de concertos. Nos sacos que transportam os gelados da
Olá, nos guarda-sóis da Lipton e em tantos outros suportes de
publicidade de marcas internacionais.
“Sinto-me um pouco num oásis. Não sei o que é a crise” – aponta Jorge
Lima, empresário de S. João de Ver que tem a seu cargo a gestão de duas
empresas, diferentes, mas com um denominador em comum “boas ideias”. Na
“Open Time”, desenvolve produtos que servem de suporte publicitário.
Dali saíram os quiosques em forma de coração da Olá, os guarda-sóis da
Lipton que, no Verão, decoram as praias de Portugal, e muitos outros
produtos de marcas internacionais que os usam para publicitar a sua
imagem. “Na OpenTime faço o que gosto e no dia em que me apetece” –
aponta Jorge Lima. Garantido é o sucesso das suas ideias que já chegaram
a ser usadas por produtos como a Delta ou a Segafredo e a Iglo. “Foi
quase por acaso” – aponta o empresário, recuando ao passado, no dia em
que um familiar seu, ligado a uma multinacional, lhe pediu ajuda para
resolver um problema da empresa. “Consegui fazê-lo em tempo recorde”.
Conquistou a confiança dos responsáveis pela multinacional e logo se viu
envolvido nestas andanças. “Sou licenciado em Marketing, Publicidade e
Relações Públicas e, por isso, na Open Time, faço mesmo aquilo que
gosto”. A essa formação juntam-se dezenas e dezenas de outros cursos.
“Gosto de estudar e estou sempre em formações”.
O estudo ajuda-o a conceber as ideias, por exemplo, o “Ecopauzinho” que
no “Rock in Rio” do ano passado fez furor. “Concebi um contentor em
forma do pau do gelado Magnun, onde as pessoas depositavam os os
pauzinhos de gelados. Atingido um determinado número de gelados
consumidos, tinham direito a um gratuito”. A isto juntaram-se também
decorações em espectáculos e nas entradas das praias e as famosas formas
das mascotes dos gelados da Olá que as crianças usam para brincar na
areia. “Também os ecopontos que, todos os anos, se espalham nas praias,
são nossos” – aponta.
As ideias surgem na “Open Time” e a concepção entrega-a a empresas do
concelho de Santa Maria da Feira. “Os quiosques da Olá vão estar em todo
o mundo e são produzidos em S. João de Ver, em empresas subcontratadas
pela Open Time”.
Os guarda-sóis, esses, saem directamente da outra empresa de Jorge
Lima, a “Lima Pack”, que se dedica à confecção de sacos para transporte
das rolhas de cortiça. Ali, também vingaram as boas ideias. “A produção
de guarda-sóis faz-se apenas no Verão e trabalhamos para um segmento
muito específico”. E há guarda-sóis para todos os gostos. Pequenos,
grandes, com comando, com sensores que detectam o vento… “Vendemos para
as marcas, enquanto suporte de publicidade, e para hotéis e esplanadas,
porque não conseguimos competir com os chineses”. Esses produzem
guarda-sóis a 40 euros. Na “Lima Pack” vendem-se a 200 ou 300 euros.
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