segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Novo Ano… Mudam-se os Hábitos!


É caso para dizer que o ano 2012 trará algumas alterações ao quotidiano dos feirenses. Numa altura em que se prepara uma revolução no panorama do grande comércio na cidade, o início de 2012 será a marca mais vincada: dentro de uma semana o Pingo Doce de Vila Boa fecha portas para uma gigantesca reformulação, por um período de 10 a 12 semanas. Apenas na segunda metade do mês de Março será possível voltar a fazer compras no espaço do antigo Feira Nova de Santa Maria da Feira.


Tal como o Krónikas Feirenses havia anunciado, há cerca de dois meses, os 15000 m2 de área afectos à gestão da Imoretalho serão completamente reformulados… nada ficará como até agora. Destaque número um para a “nova” loja Pingo Doce, ligeiramente mais pequena (aprox. 6500 m2), com um novo e revolucionário layout, novos serviços e mais espaço e “liberdade”. Entre outros, nascerá um novo restaurante do “sítio do costume” e a loja “Bem Estar” será reformulada. Nota, ainda, para o encerramento da GET (Gadjets, Entretenimento e Tecnologia), sector que a Jerónimo Martins deixará de explorar, e para a abertura de um espaço de vestuário New Code (aprox. 500 m2). Com isto, o sector têxtil deixa de estar representado no hipermercado, saindo para a galeria comercial.

Ainda a Imoretalho, em parceria com a Martifer, será a responsável por mais uma “banhada” na cidade: um novo posto de abastecimento de combustíveis low-cost. O espaço Prio Express nascerá no extremo noroeste do parque de estacionamento.
Feitas as contas, resta espaço… e entra um novo stakeholder no processo: a Sonae. A empresa de Belmiro de Azevedo avança para um espaço com área aproximada de 3500 m2 e cujo destino não é 100% conhecido. Garantida está a instalação de uma loja Worten, sendo que fonte próxima garante que também um espaço Sport Zone abrirá ao público já no mês de Março.
Dado o atraso na publicação das listagens da DGAE, nenhum destes dados (áreas e insígnias representadas) pode, para já, ser oficialmente confirmado. Talvez a mudança de ano (e de trimestre) faça acelerar a actualização, supostamente mensal, da lista de autorizações comerciais.



Em paralelo, também a Sonae avança para o terreno, mas, desta feita, sozinha. Em pleno centro da cidade, avança, a ritmo lento, a construção do edifício comercial Continente. Este espaço albergará as insígnias Continente Modelo (aprox. 2500 m2), Book.it (aprox. 350 m2), Wells e Bom Bocado.

Atendendo às movimentações da concorrência, tudo leva a crer que o E. Leclerc se prepara para responder (facto confirmado por fontes próximas do espaço) sem que para já se conheçam pormenores muito concretos. Sabe-se, apenas, que a marca francesa dispõe já de uma autorização para a ampliação do espaço da insígnia Brico E. Leclerc dos 1300 para os 3500 m2.

Para já, facto apenas para o encerramento, previsivelmente a 9 de Janeiro, do Pingo Doce de Vila Boa e do avanço da reformulação do local. Nos próximos meses cá estaremos para conhecer os avanços nos 3 processos.

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho seguido este blog e queria fazer algumas perguntas em relação a alguns dos posts que têm aqui sobre alguns boatos sobre os projectos da pedreira e do actual pingo doce. Na pedreira sempre vai ser feito o CCTAR, com aquele edifício e aquele espaço de uma arquitectura fantástica? E a questão do Pingo Doce, é estranho a junção do grupo Jerónimo Martins com a Sonae, visto serem rivais a nível de mercado. Já é mesmo definitivo que junto com o Hipermercado Pingo Doce vai haver uma Worten? E um grande factor que já se fala à muitos anos, para quando umas salas de cinema com filmes a sério? Já agora aproveito para tirar outra dúvida, não sei se te recordas de um projecto que estava em vigor para o Europarque, um projecto de grande envergadura que na altura ouvia-se falar que a Exponor iria para lá, iria haver um centro comercial e etc. Esse projecto sempre foi cancelado? A Feira está a precisar de projectos destes, está a precisar de apostas tecnológicas e ambiciosas, pk é inadmissível que os habitantes um pouco mais distantes do centro não tenham, por exemplo, qualquer tipo de sistema de TV por cabo ou uma Internet superior a 1Mb. É importante sim apostar na cultura e gosto bastante disso, mas existem outras áreas a ter em grande consideração.

Bruno Costa disse...

Olá Tiago,

1) relativamente ao espaço comercial de Vila Boa, sim, confirma-se a instalação de uma loja Worten lado a lado com o reformulado Pingo Doce. Desconheço pormenores definitivos, mas este é um facto confirmado. Relativamente a outras insígnias Sonae, ainda, não obtive reacções inequívocas.

2) o projecto do CCTAR entrou, há cerca de ano e meio, em processo de reformulação. O edifício do arquitecto Bernardo Rodrigues revelou-se demasiado complexo e com custos de manutenção duvidosos. A autarquia assumiu o projecto e o arquitecto Pedro Castro e Silva ficou responsável pela equipa que desenvolveu o projecto final, apresentado aos feirenses há cerca de 2 meses. O concurso público abrirá nas próximas semanas. A pedreira será requalificada ambientalmente e ficará aberta à cidade com um palco flutuante, o Centro de Artes de Rua, agora sob a designação CAIXA DAS ARTES ficará em 2 pólos... um na Zona Industrial de Espargo (pólo de criação) e outro na zona da Pedreira, por demolição do Cine Teatro (pólo de exibição), que será substituído por uma nova e moderna sala com capacidade para 699 espectadores.

3) quanto a filmes, o único espaço projectado (de duas formas diferentes) foi em Vila Boa, mas com a saída da Multi Mall Management do projecto do Fórum, tudo voltou à estaca zero. Assim, não será tão cedo que a ambição será real. No entanto, continuam a circular algumas informações relativas a uma eventual segunda fase de reformulação do Pingo Doce. Aguardemos.

4) Europarque. Morreu tudo! Mais do que isso, a AEP está praticamente em processo de insolvência (há muitos dados no ar, falou-se em diferentes problemas, muito na falta de receitas... mas desde que se revelou um estudo contrário e que aponta para má gestão que a AEP se fechou em copas)... os bancos activaram em Outubro o aval de segurança e o Europarque será nacionalizado a breve prazo. Agora o destino estará nas mãos do Estado e certamente que a autarquia terá uma palavra a dizer.
No entanto estão a avançar alguns projectos alternativos. A primeira fase do Feira Park está em operação e está neste momento em fase avançada de preparação o dossier da segunda.